header top bar

section content

Diocese de Cajazeiras inicia abertura do processo de beatificação do Padre Rolim

Os estudos para o processo de beatificação do padre fundador da cidade já foram iniciados e autorizados pelo Bispo.

Por

03/02/2011 às 17h38

O Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom José González Alonso autorizou o início dos estudos e levantamentos da vida do Padre Inácio de Souza Rolim, fundador da cidade.

As primeiras pesquisas aconteceram na região do cariri cearense, na cidade do Crato, onde o sacerdote residiu na década de 60 e realizou trabalhos de evangelização e educação. Com fama de santo, o educador padre Rolim foi chamado por Dom Pedro II de “O Anchieta do Nordeste”.

O Padre José Andrade Alves, da Diocese de Cajazeiras foi nomeado para realizar os estudos, que servirão como defesa no processo de beatificação do padre cajazeirense, que contribui com suas atividades religiosas e educacionais para formação de vários sacerdotes, inclusive o santo popular, Padre Cícero Romão Batista, que estudou por um período no Colégio Salesiano, em Cajazeiras.

Beatificação
No catolicismo, a beatificação é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no ‘paraíso’, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização.

Estas diferem, sobretudo, no seguinte: a primeira implica uma permissão local para a veneração enquanto a segunda se estende muito para, além disso, tratando-se de um preceito universal. Ao invés da canonização, muitos teólogos não consideram a declaração de beatitude como uma declaração infalível da Igreja. É considerado um passo no sentido da canonização (ser declarado santo).

DIÁRIO DO SERTÃO
com informações de Joselito Feitosa

Tags:
Recomendado pelo Google: