header top bar

section content

Ricardo Coutinho assina Ordem de Serviço para construção de mais uma UPA no Sertão

A UPA de Princesa Isabel atenderá a cerca de 80 mil moradores de sete municípios.

Por

19/01/2012 às 19h42

O governador Ricardo Coutinho vai assinar nesta sexta-feira (20), às 15h, a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Princesa Isabel, em solenidade que também contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza. O Governo do Estado investirá R$ 3,3 milhões na obra e aquisição de equipamentos.

Esta já é a terceira UPA que o governador Ricardo Coutinho entrega. Uma delas foi a de Guarabira, entregue em 26 de novembro de 2011. A outra foi a de Cajazeiras, que está em fase de conclusão e atenderá mais de 200 mil pessoas de 17 municípios. Agora, o Governo do Estado iniciará a construção da Unidade de Princesa Isabel, totalizando um investimento de mais de R$ 10 milhões só em UPAS.

A UPA de Princesa Isabel terá mais de 870 metros quadrados e atenderá a cerca de 80 mil moradores de sete municípios: Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares. Na unidade de saúde, será prestado atendimento diário e durante 24 horas aos pacientes em situação de menor gravidade. A UPA irá oferecer suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende pelo número de telefone 192, e atender às urgências clínicas e pediátricas, reduzindo a demanda de casos de menor complexidade da rede hospitalar. A unidade também manterá até 24 horas os pacientes que aguardam internamento clínico. Serão realizados 150 atendimentos por dia.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Waldson Dias de Souza, explicou que a missão da UPA não é atender casos de demanda cirúrgica, obstétrica ou de atenção básica, mas contribuir para a organização dos atendimentos de urgência e emergência das cidades daquela região. "A UPA não é um hospital ou um Posto de Saúde da Família (PSF), mas um suporte assistencial para evitar que o usuário ocupe os hospitais de maior complexidade”.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: