VÍDEO: Janeiro e fevereiro secos? Entenda por que os Profetas da Chuva pedem cautela no início deste ano
O radialista e profeta Jocerlan Guedes detalha as perspectivas climáticas para este ano e revela que a maioria dos profetas prevê um 'inverno regular'
No programa Olho Vivo desta terça-feira (13) o radialista Jocerlan Guedes destacou o sucesso e a relevância cultural do Encontro dos Profetas da Chuva, evento que aconteceu no último dia 10 de janeiro em Quixadá, no vizinho estado do Ceará.
Aqui na Paraíba, o Encontro dos Profetas da Chuva acontece na cidade de Bom Jesus, no Sertão. O encontro busca resgatar a tradição milenar de observação da natureza para prever o período de chuvas na região.
Ao comentar as perspectivas climáticas para este ano, o radialista revelou que a maioria dos profetas prevê um “inverno regular”, com as chuvas concentradas no trimestre de março, abril e maio.
LEIA TAMBÉM:
Segundo ele, o início do ano deve ser de cautela: “Nós vamos ter janeiro e fevereiro ruins, com perspectivas de apenas uma a duas chuvas em janeiro; para fevereiro, teremos uma longa estiagem, um inverno fraco”.
Jocerlan ressaltou ainda que a mudança no cenário deve ocorrer com o calendário astronômico, prevendo que, “a partir do dia 16 de março, com a passagem do equinócio, se espera que o inverno realmente pegue”.
Ao trazer a análise do cenário climático para a região, o radialista explicou que se trata de um “inverno tardio e que requer muita cautela”. Apesar do início de ano mais seco, Jocerlan trouxe esperança baseada na sabedoria popular: segundo ele, para alguns dos profetas, os sinais da natureza indicam uma recuperação dos mananciais para 2026.
Um dos momentos marcantes do evento deste ano foi a homenagem a Jocerlan Guedes, reconhecido como profeta e idealizador do projeto em Bom Jesus. O comunicador não escondeu a satisfação com a honraria e com o fortalecimento da tradição, que agora passa a integrar o calendário oficial do município.
“Fui homenageado como profeta daqui de Bom Jesus, como idealizador do [Encontro dos] Profetas da Chuva. A prefeita Denise, inclusive, a partir deste ano vai tornar o último sábado de dezembro como o ‘Dia do Profeta’, colocando-o no calendário cultural. Isso é importante porque vai incentivar os filhos de agricultores e os filhos de profetas a também mostrarem suas profecias e seu conhecimento com a natureza”, destacou.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário