header top bar

section content

VÍDEO: Ministro da Saúde diz que a segunda onda vai gerar mais mortes e alerta sobre nova cepa

Eduardo falou que Manaus no estado do Amazonas está vivendo a segunda onda e o sistema de saúde já está quase em colapso

Por Campelo Sousa

19/01/2021 às 15h13 • atualizado em 19/01/2021 às 16h52

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello falou sobre a segunda onda do novo coronavírus e a chegada de uma nova cepa da doença no Brasil.

“A primeira onda são as contaminações e mortes causadas pelo vírus. Já a segunda onda tão grave quanto a primeira e com maior número de mortes é o somatório da busca por atendimento e agravamento da covid com as chegas das doenças não tratadas do ano de 2020, aquelas pessoas que não conseguiram tratar as suas doenças e cirurgias eletivas estão chegando no seu limite e buscando atendimento, e o atendimento está impactado pela Covid. Quando esses dois vetores se encontram nós temos a segunda onda com mais mortes do que a primeira onda”, destacou.

Colapso na Saúde em Manaus
Eduardo falou que Manaus no estado do Amazonas está vivendo a segunda onda e o sistema de saúde já está quase em colapso, com cerca de 80% de ocupação nos leitos dos hospitais.

VEJA TAMBÉM

Médico é o primeiro profissional de saúde a ser vacinado contra a Covid-19 em Sousa

“Ao longo do tempo não se investiu como deveria e hoje estamos vivendo na pandemia e isso agrava o colapso”, pontuou.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

Nova Cepa chega ao Brasil
Ao final da entrevista, o ministro falou sobre a nova cepa da COVID-19 que já está no País:

“Nós temos uma cepa nova, prima das cepas da Inglaterra e África do Sul, estamos estudando para chegar no veredito da gravidade e grau de contaminação, essa cepa já está circulando no Brasil há mais de dois meses”, finalizou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: