header top bar

section content

5 passos para aliviar a dor de cabeça sem remédios

Geralmente, com estas medidas, a dor de cabeça passa rapidamente mas se a dor for causada por febre, gripe ou outra situação é importante consultar um médico

Por Arthur Frazão

24/05/2019 às 12h05

Veja como aliviar dores de cabeça (Foto: iStock)

A dor de cabeça é muito comum, mas pode ser aliviada sem remédios, através de medidas simples como colocar compressas frias na testa, especialmente se a causa da dor de cabeça for estresse, má alimentação, cansaço ou ansiedade, por exemplo.

Geralmente, com estas medidas, a dor de cabeça passa rapidamente mas se a dor for causada por febre, gripe ou outra situação é importante consultar um médico para identificar a causa da dor e iniciar o tratamento adequado.

1. Tomar um banho morno
A água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça. Lavar o cabelo e deixar a água do chuveiro cair diretamente sobre a cabeça ajuda a aliviar a dor em poucos minutos, trazendo uma sensação de conforto e bem-estar. Procure ficar deitado ou recostado num lugar calmo, com pouco barulho e à meia luz, onde consiga ter alguns minutos de descanso.

2. Tomar café
Uma xícara de café forte sem açúcar também ajuda a combater naturalmente a dor de cabeça, sendo útil até mesmo em caso de ressaca.

3. Massagem na cabeça
Com as pontas dos dedos massageie a testa, a nuca e a parte lateral da cabeça. Isso irá mobilizar a corrente sanguínea, diminuindo a dor e relaxando. Veja como fazer esta massagem no vídeo a seguir:

4. Compressa fria na testa
Coloque uma compressa fria na testa, nas têmporas e na nuca: a compressa de água fria promove a contração dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo o volume de sangue e aliviando as dores de cabeça.

5. Tomar chá
Se a dor de cabeça não passar com os passos anteriores, beba 1 xícara do chá de gengibre porque ele tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor de cabeça. Basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber.

Quando ir ao médico
É recomendado ir no médico se:

A dor de cabeça não melhorar em 3 dias com estas dicas;
A dor de cabeça piorar, mesmo com estas dicas;
Tiver febre ou outros sintomas como coriza, dor de garganta, mal-estar geral, náuseas ou vômitos, por exemplo.
Nestes casos, o médico pede exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, se necessário.

Fonte: Arthur Frazão - https://www.tuasaude.com/5-passos-para-aliviar-a-dor-de-cabeca-sem-remedios/

Recomendado pelo Google: