header top bar

section content

Solteiros correm maior risco de demência do que casados, diz estudo

Estudo alerta ainda para o risco de demência nos viúvos

Por Campelo Sousa

12/12/2017 às 09h04

Não ter orgasmos é algo relativamente comum entre as mulheres, e são diversos os fatores que podem causar isso

Uma revisão científica realizada por cientistas da University College London, no Reino Unido, alerta para o impacto que o estado civil tem no risco de demência. De acordo com a BBC, depois de analisarem 15 estudos com um total de 812 mil participantes, os cientistas da instituição britânica concluíram que os solteiros correm uma maior risco de sofrer de demência do que os casados, acontecendo o mesmo em relação aos viúvos quando comparados com os divorciados.

Na prática, destaca a pesquisa publicada na revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, ser solteiro aumenta o risco desta doença mental em 42% e ser viúvo em 20%.

Para os cientistas, o casamento pode funcionar como uma forma de proteção contra fatores de risco do declínio cognitivo, como é o caso dos maus hábitos e de um estilo de vida desequilibrado. Mas não só: o estresse emocional causado pela viuvez pode também contribuir diretamente para a demência.

Esta não é a primeira vez que o casamento foi associado a uma saúde melhor. Um estudo da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas casadas têm uma melhor saúde pelo simples fato de apresentarem menores indicadores do hormônio relacionado ao estresse, o cortisol, e que cada vez mais e associado a problemas como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a depressão e ansiedade.

Notícias ao Minuto

Tags:
Recomendado pelo Google: