header top bar

section content

VÍDEO: Expectativa para black friday, G20 e recorde de arrecadação marcam economia do Brasil e do mundo

Descubra quais os produtos com maior potencial de desconto no próximo dia 29, os temas debatidos pelas na Cúpula do G20, a expectativa pelo Pacto Fiscal e muito mais

Por Priscila Tavares

23/11/2024 às 16h32 • atualizado em 23/11/2024 às 16h42

Na coluna semana Economia, o assessor de investimentos Elan Nascimnto fez um balanço dos principais acontecimentos que movimentara o setor financeiro do Brasil e do Mundo.

Ele traz um resumo da reunião da Cúpula do G20 que aconteceu essa semana no Brasil, a expectativa pelo pacote fiscal, a black friday e mais um recorde na arrecadação do Governo Federal.

Nos dias 18 e 19 de novembro ocorreu a reunião de Cúpula do G20, composta pelas sete economias mais desenvolvidas do mundo, o G7, além de 12 países emergentes mais a União Europeia e a União Africana.

“As discussões na cúpula do G20 giraram em torno de questões globais, climáticas e socias. Um dos pontos mais debatidos na Cúpula foi a taxação de grandes fortunas. Proposta pelo Brasil, essa medida poderia arrecadar cerca de U$ 250 bilhões anuais no mundo inteiro. De acordo com a declaração final realizada na cúpula, os líderes do G20 se comprometeram em começar a estudar melhor essa tributação de pessoas consideradas ultra ricas”, disse.

Outros pontos discutidos na Cúpula foram as mudanças climáticas e o lançamento da Aliança Global Contra Fome e a Pobreza, proposta pelo Brasil onde 82 países aderiram.

Em relação ao encerramento da divulgação dos balanços do terceiro trimestre das empresas que estão listadas na Bolsa Brasileira, Elan explica que pelo balanço feito com as divulgações é possível perceber o lucro consolidado dessas empresas que registraram um avanço de 53% em comparação ao terceiro trimestre de 2023.

A black friday se tornou uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. O assessor de investimentos explica: “A Confederação Nacional do Comercio informou que o período de promoções, conhecido como black friday, deve movimentar a cerca de R$ 5,22 bilhões, o que, descontando a inflação, representa quase uma estabilidade na comparação com o mesmo período do ano passado”.

Segundo ele, o faturamento deve crescer 0,4% em relação a 2023. Este ano os segmentos de eletro eletrônicos, utilidades domésticas, móveis e eletro domésticos devem liderar as comprar no varejo brasileiro representando 46% da movimentação financeira prevista pra data (dia 29 de novembro). Entre os produtos com maior potencial de desconto estão: ventiladores, relógios inteligentes e peças de vestuário feminino.

Elan conta também que há uma expectativa generalizada do mercado financeiro em relação a divulgação do pacote de gastos e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou que as medidas de cortes de gastos públicos devem ser anunciadas no começo da próxima semana.

Recorde de arrecadação

“A arrecadação do Governo Federal teve uma alta real de 9,77% em outubro sobre o mesmo mês do ano anterior somando R$ 247,92 bilhões. A alta real é aquela alta descontando já a inflação. Esse resultado é o melhor resultado para o mês desde que esses números começaram a ser coletados, que foi lá em 1995. Então, a arrecadação do Governo Federal bate recordes e mais recordes a cada mês”

Ele contou ainda que a Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (22), a consulta do lote residual da restituição do imposto de renda referente ao mês de novembro de 2024.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: