Estudos apontam alguns problemas de saúde se manifestam na língua. Veja!
A língua pode também causar alguns problemas de saúde, quando não cuidada devidamente
A língua é um dos músculos mais fortes do corpo humano, relacionado ao sentido do paladar, à deglutição dos alimentos e à formação dos fonemas da fala, mas ela também denuncia como anda nossa saúde.
Além de ser um espelho fiel do estado de saúde – podendo revelar uma infeção por fungos, uma anemia, uma hemorragia, desidratação, etc. -, a língua pode também causar alguns problemas de saúde, quando não cuidada devidamente. Ao El Mundo, o médico espanhol Iván Malagón revela sete problemas que podem acontecer nesta parte tão importante do corpo humano.
1 – Candidíase oral, que se manifesta com manchas brancas e que é o resultado de uma infecção fúngica.
2 – Leucoplasia, condição em que a língua fica com manchas brancas e peludas, podendo ser um sinal de alerta para o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) ou para um sistema imunológico mais fraco.
3 – Glossite, que se deve a uma infecção bacteriana, viral ou a uma queimadura na língua. Esta condição caracteriza-se pela mudança de cor da língua, sensação de ardor e inchaço.
4 – Escarlatina, que é também uma infecção bacteriana que começa na boca mas que pode facilmente alastrar-se por todo o corpo através de manchas vermelhas e pequenas erupções cutâneas.
5 – Síndrome de Kawasaki, uma patologia também conhecida como ‘língua de morango’ devido à aparência semelhante ao fruto que o órgão ganha.
6 – Líquen plano oral, que é uma lesão na língua caracterizada por manchas brancas e erupções, lesão essa que pode afetar também a pele. A causa não é ainda conhecida, mas sabe-se que se trata de uma reação às células T.
7 – Língua geográfica, situação em que aparecem manchas e línguas no órgão e que é causada pelo desaparecimento de algumas papilas gustativas.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário