Bolacha água e sal pode engordar ou emagrecer, afirma estudos
A bolacha de água e sal pode tanto engordar como emagrecer; tudo irá depender da quantidade ingerida
Acompanhamento de muitos cafés da manhã, a bolacha água e sal é um alimento bastante popular nas refeições das famílias brasileiras. Mas apesar de parecer algo inofensivo e leve, a verdade é que ela pode engordar tanto quanto um pão de farinha de trigo comum.
Tudo irá depender da quantidade de bolacha água e sal que está sendo ingerida. E é exatamente aí onde mora o problema: dificilmente uma pessoa se contentará com apenas duas unidades. E comendo mais do que o indicando, consequentemente, acabará engordando.
“Na verdade a bolachinha de água e sal ela está longe de ser uma opção ótima. Em termos de caloria, duas bolachinhas água e sal equivalem a uma fatia de pão e quatro representam um pão de trigo”, revela a nutricionista Ana Paula Ferreira Melo.
A bolacha água e sal é um alimento extremamente rico em gordura trans. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é ingerir apenas dois gramas desse tipo de gordura.
Mas apenas uma porção de bolacha água e sal pode chegar a conter até 1,4 gramas de gordura trans ou mais, variando de acordo com a marca.
A gordura trans, além de provocar o acúmulo de gordura abdominal, também aumenta o risco de doenças.
“Esse é o pior tipo de gordura que a gente pode utilizar, porque está associada com o aumento do colesterol ruim, redução do bom e ao longo dos anos vai se acumulando nas veias e artérias, contribuindo para o risco de complicações cardiovasculares“, revela Ana Paula.
Elas também são ricas fontes de carboidratos. Esses quando consumidos em dosagens maiores que o recomendado podem prejudicar o emagrecimento.
Segundo a nutricionista, muitas vezes essas bolachas contêm excesso de sal e outras até açúcar, apesar de não serem doce. E isso também pode prejudicar quem pretende perder peso.
Bolacha de água e sal faz mal para a saúde?
A bolacha água e sal também é rica em sódio, o que pode provocar o aumento da pressão arterial. Apenas seis unidades desse alimento podem chegar a conter até 300 miligramas de sódio.
Consumir muitas delas traz ao corpo uma quantidade maior da substância do que a necessária para o organismo.
Ingerir muita bolacha água e sal também pode provocar prisão de ventre. Isso ocorre devido ao acúmulo de bolo fecal provocado pela ingestão em excesso.
Por ser um alimento processado, a bolacha água e sal contém uma quantidade menor de substâncias e nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, minerais e vitaminas.
Mas isso tudo só irá acontecer se o consumo da bolacha água e sal for exagerado. A ingestão de duas delas por dia pode até ser benéfica para o emagrecimento, ajudando a controlar a fome entre as refeições principais.
Como substituir a bolacha água e sal
Segundo a nutricionista, não existe uma receita certa para responder o que será melhor para ingerir. Assim como qual o momento e bolacha certos para consumir.
O ideal é olhar sempre o rótulo antes de comer qualquer alimento. Claro, e prestar atenção aos ingredientes contidos na embalagem.
Lembrando que a ordem de ingredientes apresentados na lista vai da ordem crescente. Ou seja, do que aparece em maior concentração no alimento até o menor.
Seja na bolacha água e sal ou em qualquer outro alimento, ter atenção a essas informações é algo indispensável.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário