Prefeito de Bom Jesus distribui vacina e disponibiliza veterinário para vacinar rebanho contra aftosa
Campanha começou na semana passada, no Sítio Cacaré e vai até o dia 5 do mês de dezembro.
O prefeito Roberto Bayma (PSDB), do município de Bom Jesus distribuiu mais de 1.600 doses de vacina contra a aftosa e cerca de 120 para brucelose, fazendo a imunização do rebanho.
O prefeito além de autorizar a secretária de Agricultura, Maria Alcântara Duarte, a distribuir a vacina gratuitamente ainda disponibiliza o veterinário e mais uma equipe para vacinar o gado.
A Campanha começou na semana passada, no Sítio Cacaré e vai até o dia 5 do mês de dezembro, quando vacinará o rebanho do assentamento Bom Jesus e do Distrito de São José.
O que é?
A febre aftosa é uma doença infecciosa – altamente contagiosa – que acomete animais como os bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A enfermidade pode ser transmitida diretamente por meio do contato com animais enfermos, via secreções e excreções, bem como pelas vias aéreas (vírus aerotransportado); ou indiretamente por meio de objetos, veículos ou vestuários que estejam contaminados, e até mesmo pelas mãos de pessoas que lidaram com animais doentes.
Os principais sinais clínicos da doença são febre e aftas (vesículas) na boca ou nos pés de animais de casco fendido. Outros sinais da contaminação são: inquietação, salivação, babeira, dificuldade de mastigar e engolir alimentos e tremores, dentre outros.
A doença nos bovinos acarreta grandes perdas produtivas diretas, que podem chegar a 25% da produção de carne e leite, abortos e mortes (no caso de animais mais jovens), além de importantes perdas indiretas como a interrupção da comercialização da carne e derivados, e de animais vivos para o mercado.
Veja o calendário de vacina:
DIÁRIO DO SERTÃO com Cancão Notícia
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário