VÍDEO: Emoção, lágrimas, curas e milagres marcam inauguração de monumento de Frei Damião em Pedra Branca
O monumento foi feito em fibra de vidro, tem 12 metros de altura, sendo 2 metros de base e 10 metros da imagem propriamente dita, se tornando um ponto turístico religioso no Vale do Piancó
A prefeitura de Pedra Branca, no Sertão da Paraíba, inaugurou neste sábado (05) um monumento em homenagem a Frei Damião, o ‘Santo do Nordeste’, que tem uma ligação histórica com a cidade. Foi a seu pedido, que o município deixou de ser chamado de Pedra do Fumo e passou a ser denominado de Pedra Branca.
A obra foi instalada em um mirante que fica localizado na entrada da cidade as margens da PB-356. Do espaço, as pessoas conseguem uma vista panorâmica da cidade.
A cerimônia de inauguração, contou com a presença do padre Rodolfo Caldas, da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itaporanga, que na oportunidade representou o bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, além de José Cavalcante, padre da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pedra Branca.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Com show do padre Nilson Nunes, monumento de Frei Damião será inaugurado em Pedra Branca
- Premonição: Antiga “Pedra do Fumo”, cidade do Sertão muda nome após sugestão de Frei Damião: “Ele disse que fumo terminaria em fumaça”
- Padre sertanejo se revolta e desabafa: "é muito fácil ser padre só celebrando e o povo se lascando". Veja vídeo!
‘’É uma alegria estarmos aqui vivenciando esse momento de comunhão fraterna. Comemorando com Pedra Branca a inauguração deste monumento do grande Frei Damião que tanto evangelizou nas terras do nordeste brasileiro’’, disse o padre Rodolfo.
‘’Estou muito feliz em festejar Frei Damião. Tenho muita devoção e é uma alegria ver as pessoas com atos de devoção. Assim como ele atraiu multidões com sua pregação, ele está atraindo agora no céu com sua santidade’’, destacou o pároco de Pedra Branca, padre José Cavalcante.
De acordo com a administração municipal, o monumento foi feito em fibra de vidro, caracterizado pela alta resistência ao ambiente externo e às alterações climáticas. Ela tem 12 metros de altura, sendo 2 metros de base e 10 metros da imagem propriamente dita.
‘’É uma oportunidade de graças a Deus entregarmos mais uma obra. Uma obra como o mirante e monumento de Frei Damião. Era um sonho de Pedra Branca. O momento é de gratidão’’, disse o ex-prefeito Antônio Bastos.
O projeto foi idealizado pelo ex-prefeito Allan de Bastos. Uma placa de metal foi afixada aos pés do monumento para marcar os trabalhos desenvolvidos pela gestão municipal.
‘’É uma satisfação estarmos aqui. Na nossa gestão fizemos a primeira etapa desta obra. O intuito é de fomentar o turismo religioso e resgatar a história. Além de fazer uma justa homenagem, teremos o fortalecimento do turismo na nossa região’’, ressaltou o ex-prefeito, responsável pelo início da obra.
Na obra foram investidos 400 mil reais, entre recursos do ministério do turismo e recursos próprios.
Fiéis de várias cidades estiveram no evento e relataram milagres e relembraram a missões de Frei Damião na região do Vale do Piancó, principalmente em Pedra Branca.
A dona de casa Ana Maria Pires enfatiza a relação da cidade com o ‘santo’.
‘’Frei Damião sempre nos protege e hoje estamos muito felizes com esse monumento’’, disse.
MUDANÇA TAMBÉM NA FEIRA LIVRE
A ex-primeira dama do município, Cecília Nunes disse que em uma das visitas do missionário, e com o aumento da violência, ele pediu na época que o prefeito José Ferreira de Azevedo, mais conhecido como Zé Padre, transferisse a feira livre do domingo para a sexta-feira, como medida pra reduzir conflitos no final de semana.
‘’Havia muita morte e muita confusão no domingo. Zé Padre [prefeito à época] mudou e depois que ele mudou nunca mais aconteceu nada, tudo melhorou, melhorou em tudo’’, disse.
MILAGRE DE FREI DAMIÃO
A fisioterapeuta Aparecida Conserva disse que seu pai foi curado de um câncer graças a intercessão de Frei Damião. O pai dela quando jovem, foi diagnosticado com a doença e enviou uma carta, pedindo oração ao ‘Santo do Nordeste’.
‘’Meu pai tinha câncer de esôfago. Ele tinha 40 anos. Os médicos diziam que não tinha o que fazer e que ela morreria dentro de poucos meses. Ele escreveu uma carta pra Frei Damião e ela respondeu, dizendo que ele rezasse muito o ofício da Mãe de Deus e o rosário, e que ele tivesse fé porque ele ia interceder para cura dele. Ao final dos 60 dias, do prazo do médico, ele já estava curado. Hoje meu pai tem 93 anos cheio de saúde, graças a Deus e a Frei Damião.
SEJA LUZ
O padre Nilson Nunes, o ‘Padre da Missa da Luz’ que se apresentou em praça pública após a inauguração do monumento religioso destacou a vida e a missão de Frei Damião no Nordeste, principalmente na Paraíba.
‘’O monumento de Frei Damião em Pedra Pedra vai atrair muitas peregrinações. É o maior monumento em homenagem a Frei Damião no sertão da Paraíba. É um homem que marcou a história de um povo’’, destacou.
COBERTURA FOTOGRÁFICA DO DIÁRIO DO SERTÃO MOSTRA EMOÇÃO E HOMENAGENS EM PEDRA BRANCA. CONFIRA NA GALERIA ABAIXO:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário