header top bar

section content

VÍDEO: Arcebispo Emérito da Paraíba morre após ter sido internado com suspeitas de coronavírus

O religioso foi internado nesta segunda-feira (13) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após sentir uma grave insuficiência respiratória

Por Henrique Nogueira

14/04/2020 às 18h17 • atualizado em 14/04/2020 às 18h24

Arcebispo Emérito da Paraíba Dom Aldo Pagotto - Foto: Thiago Leon/Santuário de Aparecida

O Arcebispo Emérito da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, 70 anos, faleceu na tarde desta terça-feira (14) com suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus.

O religioso foi internado nesta segunda-feira (13) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Fortaleza, capital do Ceará, após sentir uma grave insuficiência respiratória.

Horas antes do falecimento, a Arquidiocese da Paraíba pediu orações pelo Arcebispo Emérito, informando que o mesmo encontrava-se com suspeitas da COVID-19. Pouco tempo depois, a Arquidiocese de Fortaleza confirmou o falecimento. Dom Aldo Pagotto há muitos anos lutava contra um câncer de próstata.

VEJA TAMBÉM: Arcebispo emérito da Paraíba é internado na UTI de hospital de Fortaleza-CE com sintomas da Covid-19

Em nota, a Arquidiocese da Paraíba lamentou a morte Arcebispo Emérito e se solidarizou com familiares e demais religiosos da Congregação do Santíssimo Sacramento, a qual Dom Aldo Pagotto pertencia.

VEJA A NOTA:

Arquidiocese lamenta morte de Dom Aldo Pagotto (reprodução: Instagram)

BIOGRAFIA

Dom Aldo di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos.

Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

ÚLTIMA ENTREVISTA AO DIÁRIO DO SERTÃO

Dom Aldo Pagotto prestou sua última entrevista ao Diário do Sertão em junho de 2015 quando esteve em Cajazeiras por ocasião do Jubileu Centenário da Diocese de Cajazeiras.

Recomendado pelo Google: