header top bar

section content

Efraim Filho quer desonerar folha de escolas particulares e mensalidades devem cair 45%

Efraim informou que a discussão começa com a Medida Provisória (MP) 582/12

Por

08/04/2013 às 14h35

O deputado federal Efraim Filho (Democratas-PB), declarou seu apoio às escolas particulares de ensino básico que pedem a desoneração da folha de pagamentos para aumentar investimentos em educação.

Segundo Efraim Filho, representantes das instituições negociam com o governo federal um marco legal que os beneficie diretamente e pedem a inclusão dessas escolas na emenda que trata da desoneração das instituições superiores de ensino privadas, que está sendo discutida em comissão mista no Congresso Federal. De acordo com o parlamentar a desoneração poderia gerar uma redução de 45% do valor das mensalidades.

Efraim informou que a discussão começa com a Medida Provisória (MP) 582/12 que permite a alguns setores da economia substituírem a tradicional contribuição previdenciária, equivalente a 20% da folha salarial, por uma contribuição baseada em alíquotas de 1% a 2% da receita bruta, de 2013 a 2017. Com a aprovação da MP pelo Congresso, uma nova medida visa a ampliar os beneficiados, a MP 601/12 estende as desonerações a setores da construção civil e varejista, e, incluída a emenda do deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), a instituições privadas de ensino superior.

Para Efraim Filho é uma questão de vontade política. "O governo é capaz de estimular o consumo com a desoneração, por que não fazer o mesmo com a educação? Os valores podem ser transformados em bolsas de estudo, em aumento de salários ou mesmo na redução da mensalidade dos alunos", Segundo Efraim as escolas têm cerca de 70% do custo operacional em folha.

O deputado concluiu dizendo que o Governo Federal deve priorizar não apenas o ensino superior, mas a educação básica também, para ele um dos principais problemas da educação no Brasil é a falta de uma educação básica de qualidade e essa medida seria uma marco para educação brasileira.

ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: