header top bar

section content

Políticos e advogados cobram construção do Fórum, e presidente do TJ garante só reforma

A audiência teve como objetivo encontrar soluções administrativas e urgentes para a construção do novo Fórum da Comarca de Cajazeiras.

Por

09/05/2013 às 18h05

A Presidenta do Tribunal de Justiça (TJ) da Paraíba, a Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, atendendo pleitos do Deputado Estadual Vituriano de Abreu (PSC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Cajazeiras e dos Juízes da Comarca, recebeu em audiência nesta quinta-feira (09), juízes e vários representantes da sociedade civil da cidade, além de membros da classe política e da imprensa.

A audiência teve como objetivo encontrar soluções administrativas e urgentes para a construção do novo Fórum da Comarca de Cajazeiras e a instalação da 5ª Vara da Comarca.

Segundo informações do deputado, a desembargadora afirmou que não tem verba para construir o novo fórum, mas se comprometeu a realizar uma reforma no atual. “Ela não se esqueceu de construir o novo Fórum com toda a funcionalidade que a justiça necessita”.

Ouça áudio!

Quem participou
Além do deputado, participaram da audiência com a Desembargadora, a prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira (PSB), o presidente da OAB, João de Deus Quirino, o prefeito Francisco Ricarte (Bodim-DEM), o prefeito Roberto Baima (PSD), o presidente da Câmara de Cajazeiras, o vereador Nilson Lopes (Nilsinho-PSD), o juiz Judson Kildare, a juíza Adriana Lins, a juíza Dayse Pinheiro, o advogado Hugo Moreira, o advogado Antônio Quirino, Halds Moésia e a jornalista Sales Fernandes.

TJ
A desembargadora disse que Cajazeiras merece um novo Fórum, pela importância que a cidade tem para a Paraíba, porém, não será possível por falta de recursos, mas garantiu uma ampla reforma na sede atual.

“Vamos fazer todos os esforços para que no menor prazo possível nós possamos fazer essa reforma no Fórum de Cajazeiras”. Frisou Maria de Fátima

Ouça áudio!

Direção local
A diretora do Fórum, a juíza Adriana Lins afirmou que essa reforma vai ser muito produtiva para a Comarca de Cajazeiras.

Ouça áudio!

Prefeita
Denise agradeceu o empenho da Desembargadora, que garantiu a reforma do prédio atual e a construção de nova sede, mas não de forma imediata. “A gente agradece por ela ter nos recebido de forma tão cordial”.

Ouça áudio!

História
A construção da atual sede do Fórum de Cajazeiras teve início no ano de 1976, na administração do ex-Prefeito e advogado Antonio Quirino de Moura e do então Governador do Estado, natural de Cajazeiras, Ivan Bichara Sobreira, cujo terreno foi doado ao Poder Judiciário pelo Município de Cajazeiras.

No ano de 1977, o atual prédio foi inaugurado com apenas uma Vara instalada. A edificação foi projetada para abrigar mais duas Varas e um auditório para realização das sessões do Tribunal do Júri.

No decorrer do tempo, foram instaladas mais três Varas e um Juizado Especial Misto e não houve mais qualquer ampliação ou reforma. Não existe sala adequada para atender aos advogados que militam na Comarca e nem depósito judicial destinado à guarda dos processos arquivados e de bens apreendidos pelo Poder Judiciário.

Veja mais fotos na galeria. Clique e aumente a imagem!

DIÁRIO DO SERTÃO com Sales Fernandes de João Pessoa

Tags:
Recomendado pelo Google: