header top bar

section content

1º Ciclo de Debates Pensando a Paraíba em Patos discute problemas do estado e já tira primeiras propostas

O Pensando a Paraíba foi promovido pelo PMDB e Fundação Ulysses Guimarães e teve a participação das principais lideranças do partido.

Por

02/06/2013 às 15h20

O 1º Ciclo de Debates Pensando a Paraíba, realizado neste sábado (01) em Patos, deu início a uma série de debates que ocorrerão em várias cidades da Paraíba. Neste primeiro evento, os assuntos mais comentados pelos participantes foram a Segurança Pública, Saúde, Educação, Seca, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Regional.

O Pensando a Paraíba, promovido pelo PMDB e Fundação Ulysses Guimarães, teve a participação das principais lideranças do partido, além de representantes de entidades, Organizações Não Governamentais, Instituições de Ensino Superior, Movimentos Sociais, jornalistas e a população em geral, que lotou o auditório da Câmara Municipal.

O ciclo de debates foi aberto pelo Presidente estadual do PMDB, José Maranhão e pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, Raniery Paulino, entidades promotoras do evento. Em seguida, a palavra foi facultada a lideranças peemedebistas que participaram dos debates, a exemplo de Veneziano Vital do Rêgo, que destacou a importância dos ciclos, rebatendo as acusações de que eles tenham caráter político.

Após a abertura com as autoridades, veio a participação de representantes das entidades, debatendo os temas e apresentando propostas que vão constar num projeto que o PMDB vai apresentar, visando o desenvolvimento da Paraíba. “Propostas exequíveis, nada técnico nem burocrático. Ações que os paraibanos estão precisando, algumas em caráter de urgência, para resolver problemas que mais afligem a população”, disse Veneziano.

Propostas concretas – Dentre as propostas surgidas estão: implantação da Universidade do Sertão; adoção de uma política de investimentos para a extração de minérios; adoção de uma política de incentivo e financiamento para as prefeituras paraibanas implantarem o transporte estudantil para estudantes universitários, dentre outras.

Também foram apresentadas propostas com foco na mobilidade urbana e acessibilidade; política de incentivo aos policiais e política efetiva de combate à criminalidade. Neste caso, os participantes fizeram várias sugestões, todas catalogadas, que serão discutidas nos próximos ciclos, para fechar uma política unificada de Segurança Pública.

Após os debates, foi elaborada uma carta com as propostas de Partos, que se juntará às outras cartas dos próximos ciclos, para compor o grande projeto de desenvolvimento que o PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães vão apresentar à Paraíba. “Foi um grande momento para o povo paraibano. Estamos muito satisfeitos e vemos que a ideia superou todas as expectativas”, disse o presidente Estadual do PMDB, José Maranhão”.

“Aprendi muito aqui. Creio que todos nós sairemos com uma visão mais ampla dos problemas vivenciados na Paraíba, fruto deste desgoverno que vemos hoje. Acima de tudo, vemos que só a participação da sociedade poderá mostrar o caminho certo a ser seguido”, disse o Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Raniery Paulino.

Outros ciclos de debate já estão agendados, com as datas definidas, para outras cidades paraibanas, a exemplo de Sousa (Dia 15/06), Guarabira (06/07), Araruna (17/07) e Rio Tinto (03/08). Além destas cidades, outros ciclos serão realizados, em datas a serem definidas posteriormente, de modo a contemplar todas as regiões do Estado.

ASSESSORIA

Tags:
Recomendado pelo Google: