header top bar

section content

VÍDEO: Desembargadora sertaneja Agamenilde Dias toma posse oficialmente na presidência do TRE-PB

Agamenilde Dias tomou posse em cerimônia que contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo o governador João Azevêdo, além de familiares e amigos

Por Portal Diário e Ascom TRE-PB

22/03/2024 às 15h50 • atualizado em 22/03/2024 às 16h10

Nesta quinta-feira (21), a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas tomou posse no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A cerimônia foi realizada na Sala de Sessões do edifício-sede do TRE-PB, em João Pessoa. O evento contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo o governador João Azevêdo, além de familiares e amigos.

No discurso, a nova presidente da Corte relembrou momentos marcantes da sua tragetória no Poder Judiciário, desde a primeira Comarca em Taperoá; destacou a atuação do TRE para o fortalecimento da democracia, a importância da representatividade das mulheres no Judiciário e apresentou números que vão envolver as eleições desse ano.

“A dinâmica de um processo eleitoral não nos permite precisar, de certo, os inúmeros desafios que se apresentarão nesta Corte, durante todo o processo, mormente diante de uma eleição municipal, cujas paixões mais vívidas e intensas demandarão cuidado e zelo maiores desta instituição (…) Ao meu lado, tenho essa grande parceria firmada, com todos os que fazem a Justiça Eleitoral paraibana, partidos políticos, gestores públicos, imprensa, e o mais importante, os paraibanos e as paraibanas, com o compromisso de contribuir para o fortalecimento da democracia e da promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou a desembargadora.

Desembargadora Agamenilde Dias toma posse na presidência do TRE-PB (Foto: Ascom TRE-PB)

Agamenilde também se emocionou ao falar da sua família e das raízers sertanejas. O pai dela ficou em Monte Horebe e não pôde estar presente devido a problemas de saúde decorentes da idade avançada, mas a mãe e alguns irmãos estavam no auditório do TRE.

“Tão logo seja permitido – e no feriado da Semana Santa -, irei fazer como fiz quando fui alçada, em 12 de dezembro de 2022, como desembargadora do nosso tribunal. Depois de assumir, fui pedir a bênção de meu pai e de minha mãe. E agora, no feriado da Semana Santa, como eu posso abraçar minha mãe hoje, vou também pedir a bênção de meu pai lá em Monte Horebe”, falou.

Desembargadora Agamenilde Dias e o governador João Azevêdo (Foto: Secom-PB)

Perfil da nova presidente

Nascida em Bonito de Santa Fé, a sertaneja Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas ingressou na Magistratura em 1992. É especialista em Direito Processual Civil e em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra-PT.

Ela trabalhou nas Comarcas de Taperoá, SousaCajazeiras, Campina Grande e Bayeux. Foi juíza substituta na Comarca de João Pessoa e juíza titular da 5ª Vara de Família da Capital. Exerceu jurisdição eleitoral em Taperoá, SousaCajazeiras e Cruz do Espírito Santo e foi responsável pela propaganda eleitoral nas eleições de 2016 na 76ª Zona da Capital.

Seu vasto currículo conta ainda com atuações de destaque no Conselho Nacional de Justiça, no Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, no Tribunal de Justiça da Paraíba, além de ter sido professora de Direito de Família da Escola Superior da Magistratura da Paraíba.

Em março de 2023, tomou posse como membro efetivo do TRE-PB na categoria desembargadora, onde exerceu o cargo de vice-presidente e corregedora até o dia 8 de março de 2024.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: