Lira alerta para baixo nível do Açude de Boqueirão e lembra que 178 cidades estão em Estado de Emergência na Para
Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.
Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a chamar atenção para o nível crítico do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema. Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.
Raimundo Lira destacou que o manancial, projetado há mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para acumular mais de 400 milhões de metros cúbicos de água, já atingiu o seu ‘volume morto’, deixando mais de 1 milhão de paraibanos apreensivos.
Ele lembrou que o açude está com pouco mais de 6% de sua total capacidade de armazenamento e a cada dia tem o nível de água reduzido, por conta do consumo e da evaporação. Este é o pior índice de sua história, o que levou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a ampliar o racionamento em Campina Grande e demais cidades abastecidas pelo manancial.
178 municípios em Estado de Emergência – Raimundo Lira salientou também a decretação de Estado de Emergência em 178 municípios paraibanos, devido à seca prolongada, situação que, segundo ele, também deve nos alertar para a importância da questão hídrica.
O senador refirmou o seu compromisso de ajudar o governador Ricardo Coutinho (PSB) a buscar soluções para minimizar os efeitos da seca. No discurso, Lira fez questão de citar todos os municípios que estão sofrendo os efeitos da estiagem prolongada e que tiveram o estado de emergência decretado pelo Governo do Estado.
Raimundo Lira finalizou seu discurso colocando, mais uma vez, o seu gabinete à disposição dos gestores paraibanos e garantiu que continuará sua atuação em busca de recursos federais para socorrer os municípios da Paraíba que sofrem os efeitos da forte estiagem
Assessoria de imprensa
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário