AL vai aos municípios debater crise nos hospitais
A Assembléia Legislativa vai realizar uma série de audiências públicas por todo o Estado, para debater a crise que ameaça a sobrevivência da maioria dos hospitais públicos paraibanos. O anunciou foi feito na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (22/04), pelo deputado estadual Manoel Ludgério (PDT), líder da bancada oposicionista, encaminhando requerimento do deputado Dunga Júnior […]
A Assembléia Legislativa vai realizar uma série de audiências públicas por todo o Estado, para debater a crise que ameaça a sobrevivência da maioria dos hospitais públicos paraibanos. O anunciou foi feito na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (22/04), pelo deputado estadual Manoel Ludgério (PDT), líder da bancada oposicionista, encaminhando requerimento do deputado Dunga Júnior (PTB), presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo Estadual.
A ideia, conforme o deputado é discutir com as autoridades municipais os problemas que os hospitais públicos estão enfrentando, nas últimas semanas, principalmente depois que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, reduziu pela metade – em alguns casos até mais que isto – o teto financeiro das unidades de saúde.
Este tema foi levantado, semana passada, na Assembléia Legislativa, pelo deputado estadual José Aldemir (DEM), que, naquela oportunidade, cobrava explicações do secretário José Maria de França, pela decisão tomada, segundo ele, “sem, previamente, estabelecer critérios para que isto tenha acontecido”.
Ludgério lembrou que a redução do teto financeiro dos hospitais públicos atinge diretamente a população, principalmente as pessoas carentes “que não têm a quem recorrer, a não ser às instituições públicas de saúde”.
Os deputados da oposição não aceitam como desculpa o processo de transição de governo, uma vez que esses tetos foram estabelecidos durante a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e eram acrescidos de recursos oriundos do Fundo Estadual de Pobreza.
Da redação com ASCOM
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário