VÍDEO: IFPB Cajazeiras forma turma de mulheres em curso promovido por alunos de ADS: “Busca por equidade”
O curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) realizou a certificação das alunas que participaram do curso de Ligamento Digital Básico no segundo semestre de 2025
O curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campos Cajazeiras, no Sertão do estado, realizou a certificação das alunas que participaram do curso de Ligamento Digital Básico no segundo semestre de 2025.
O curso foi desenvolvido por estudantes de ADS e teve como público alvo somente mulheres. Para muitas, foi a oportunidade de conhecer as tecnologias, seus benefícios e aperfeiçoar o conhecimento.
O diretor do campus, Abnadabe Andrade, destacou a importância do curso como compromisso social da instituição educacional com a cidade e a região.
LEIA TAMBÉM:
“Nós costumamos falar sobre a diferença de igualdade e equidade. Igualdade era se a gente simplesmente lançasse uma proposta de curso aberto, de forma geral. Mas, quando a gente decide fazer uma turma só de mulheres, nós estamos tetando buscar a equidade.”
Professor João Igor, que desenvolveu o projeto, explicou o conteúdo ensinado no curso e faz projeções positivas para o próximo ano.
“Nós conseguimos tratar do básico ao avançado. Algumas, inclusive, têm empreendimentos, e neles elas vão poder fazer uso da inteligência artificial, estabelecendo os prompts corretos, fazemos as alterações dentro do que ela está construindo, nos moldes do que ela está precisando para que possa fortalecer o próprio negócio e a vida pessoal”.

IFPB Cajazeiras forma mulheres em curso promovido por alunos de ADS (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)
Professora Eva Campos, coordenadora da Unidade Acadêmica de Informática, lembrou que a certificação acontece dentro das comemorações dos 31 anos de história do IFPB de Cajazeiras. E por ter um público exclusivamente feminino, é também uma resposta aos índices de violência contra mulheres no Brasil.
“É uma felicidade pra gente, no final da celebração da semana festiva de 31 anos de missão educacional em Cajazeiras, a gente estar mostrando para a sociedade que existe o outro lado dessa moeda e ele perpassa necessariamente pela educação, mas não é qualquer educação, é a educação permeada pela afetividade, pelo respeito e tantos valores que se vê aqui em cada um dos servidores quer se dedicaram, não somente a essa, mas a muitas outras oportunidades”.
GALERIA DE FOTOS
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.





























Deixe seu comentário