header top bar

section content

Curso técnico de mineração prepara jovens alunos para o mercado de trabalho no Seridó

O projeto vem atraindo a atenção de empresas de mineração que atuam na localidade e nos municípios Várzea e Soledade, na Paraíba, e Parelhas (RN).

Por

11/09/2012 às 11h07

A Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen se tornou referência de ensino na região do Seridó da Paraíba oferecendo o Curso Técnico em Mineração. A iniciativa, destinada a estudantes da 6ª Região de Ensino, foi criada em 2011 na cidade de Santa Luzia pela Secretaria de Educação do Estado com o objetivo de gerar mão de obra qualificada.

O projeto vem atraindo a atenção de empresas de mineração que atuam na localidade e nos municípios Várzea e Soledade, na Paraíba, e Parelhas (RN).

“Nossa escola foi reformada para receber esse curso, que está sendo realizado paralelamente com as atividades do ensino médio tradicional. Os resultados estão começando a aparecer e agora estamos correndo atrás de parcerias, para que os estudantes possam iniciar os estágios nos segmentos que atuam aqui na região”, destacou Maria Lucia de Lira, diretora da escola.

A estrutura da unidade de ensino passou por obras de readequação sobre a responsabilidade da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), de acordo com as necessidades e exigências da grade curricular. Foram construídos nove laboratórios e agora aguarda a chegada de materiais e equipamentos, que serão instalados nos próximos dias.

Atualmente, 73 alunos estão cursando o programa específico de mineração, sendo 35 do primeiro ano e outros 38 do segundo. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, no turno da noite, com seis matérias específicas do curso técnico no 1º ano, cinco no 2º e cinco também no 3º.

Sistema de seleção – Nos dois primeiros anos de atividade os estudantes eram selecionados através das melhores notas e da frequência durante o 9º ano do ensino fundamental.

Porém, os critérios deverão ser reavaliados dentro dos próximos meses, pois a escola não possui mais o ensino fundamental e agora existe a possibilidade das avaliações serem ampliadas para os alunos de escolas municipais e estaduais da região.

Outros Cursos – A 6ª Região de Ensino oferece outros dois cursos profissionalizantes, que também são integrados à grade extracurricular do ensino médio. As turmas de “Informática” e “Técnicas para o Comércio” funcionam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa, no município de Patos. Os cursos têm duração de três anos e as ações também foram iniciadas em 2011.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: