header top bar

section content

Salão de Artesanato da Paraíba movimenta Campina Grande na próxima sexta-feira

O 18º Salão do Artesanato da Paraíba começa na próxima sexta-feira (7), a partir das 17h, em Campina Grande. O evento fica aberto até 30 de junho e deve reunir um grande público que visita a cidade no mês do Maior São João do Mundo. Com o tema “A Arte no Couro”, a proposta é […]

Por

04/06/2013 às 13h32

O 18º Salão do Artesanato da Paraíba começa na próxima sexta-feira (7), a partir das 17h, em Campina Grande. O evento fica aberto até 30 de junho e deve reunir um grande público que visita a cidade no mês do Maior São João do Mundo. Com o tema “A Arte no Couro”, a proposta é homenagear os seleiros de todo o Estado, criar oportunidades de negócios e promover a história, tradição e a cultura paraibana.

No local, cerca de 700 expositores, representantes de 4.250 associações de 128 municípios paraibanos, vão mostrar sua arte aos visitantes de vários estados do Brasil e do mundo. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) ligado à Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Para o artesão Roberval do Nascimento, mais conhecido como “Caroca”, que aprendeu o ofício com o pai, em Campina Grande, o Salão será uma oportunidade de expor seus produtos que já possuem visibilidade nacional. “Tenho clientes durante todo o ano, principalmente em Pernambuco e exportei bastante para a Alemanha. Estou levando cerca de 500 peças e continuo produzindo bastante para suprir a demanda. Ficarei durante o salão e pretendo atender cada cliente pessoalmente”, destacou o artesão. Dentre suas principais peças produzidas estão bolsas, almofadas, carteiras de mão, cinto, pasta e até cantil customizado para a Copa do Mundo de 2014.

O artesão Carlos Alberto Falci, 73 anos, vai participar pela primeira vez do Salão do Artesanato da Paraíba com suas telas em couro de boi e de bode. Após trabalhar em emissoras de televisão, agências de propaganda e editoras, 'Calberto', como é conhecido, se tornou referência no couro para a Paraíba. Já participou de mostras nas cidades de Nova York, Bruxelas, Irã, Miami, Berlim, Paris, Milão, Rio de Janeiro e São Paulo. As telas remetem ao folclore nordestino, evidenciam os pontos turísticos da Paraíba, as festas tradicionais como o São João e a vegetação típica da Caatinga. “Estou feliz por ter minhas peças expostas no Salão do Artesanato para que todos possam conhecer meu trabalho”, acrescentou o artesão.

Os artesãos vão apresentar diversas tipologias em trabalhos produzidos em peças de fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura e habilidades manuais. Toda a ambientação do Salão foi planejada dentro do tema escolhido e as peças produzidas estarão expostas no projeto arquitetônico de Gustavo Vaz e Carolina Gomes.

Além do artesanato, o visitante vai poder conferir uma diversidade em produtos no universo do couro como gibão de vaqueiro completo, selas, sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, cintos, chapéus e miudezas como chaveiros. Os turistas ainda poderão degustar comidas típicas no espaço gastronômico e assistir diversas manifestações da cultura popular.

Serviço – O horário de funcionamento do Salão de Artesanato da Paraíba será das 17h às 22h (no dia 7) e das 15h às 22h (de 8 a 28 de junho), exceto nos dias 22, 23, 29 e 30 quando o horário será das 11h às 22h. O salão fica localizado na Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, na antiga Candesa. A entrada é gratuita. O evento tem como parceiros o Sebrae-PB, Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Água Mineral Platina.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: