header top bar

section content

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Vital manifesta preocupação com futuro do planeta

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a manifestar a sua preocupação com a natureza e especialmente com o futuro de nosso planeta. Vital do Rêgo, que é titular da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, alertou para a necessidade urgente […]

Por

05/06/2013 às 14h12

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a manifestar a sua preocupação com a natureza e especialmente com o futuro de nosso planeta. Vital do Rêgo, que é titular da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, alertou para a necessidade urgente de se viabilizar ações concretas que garantam um planeta mais saudável no futuro.

O senador lembra que nos últimos anos pesquisas como a Indicadores do Desenvolvimento Sustentável Brasil (IDS) mostraram que o grande vilão da qualidade do ar não são mais as substâncias poluentes emitidas pelas indústrias, que destróem a camada de ozônio. Atualmente segundo as pesquisas os maiores causadores da poluição atmosférica no Brasil são o aumento na frota de veículos, que compromete principalmente o ar das grandes cidades, que tiveram com o aquecimento da economia nos últimos anos e os incentivos recebidos pela indústria automobilística um aumento significativo nas frotas.

A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima desses combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel) liberados pela grande quantidade de veículos nas ruas. A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera.

GTI – Visando apresentar soluções práticas para os danos ao meio ambiente causado pelo homem o  senador Vital do Rêgo, convoca a população brasileira a participar da consulta pública defendida pelo do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Juventude e Meio Ambiente, que pretende elaborar, discutir e fortalecer ações da juventude e meio ambiente, com o objetivo de garantir os direitos dos jovens brasileiros e as condições para enfrentar os desafios socioambientais.

Segundo Vital, a iniciativa irá oferecer ao governo federal ações que podem integrar o Programa Nacional da Juventude e Meio Ambiente. A consulta pública vai até 10 de junho.

“O GTI conta com meu total apoio, pois vem cumprindo sua missão de propor diretrizes para a criação da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, além de estar analisando as políticas relacionadas ao tema que atualmente são desenvolvidas pelos governos”, afirmou Vital. O documento para consulta pode ser acessado através do link:  http://consultajuventudemeioambiente.wordpress.com/

Meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente sempre foi uma bandeira de luta de Vital em Brasília. Quando era deputado federal ele encaminhou indicação ao Ministério do Meio Ambiente sugerindo a elaboração de uma política com vistas à adequada coleta de lixo reciclável em todo o território nacional. Ele destacou que há bastante tempo muitos órgãos públicos, da iniciativa privada e grande parte da população mundial tem se preocupado com as condições de vida no planeta.

O senador citou como exemplo a Paraíba que sofre com o processo de desertificação. O Estado segundo alertou o senador com base em relatório dos especialistas, está em adiantado estado de desertificação. Os organismos ambientais acreditam que hoje  50 a 70% da Paraíba esteja enfrentando o processo de desertificação..Isso significa que 1,66 milhão de pessoas – a metade da população paraibana – está sofrendo com os efeitos do processo de degradação ambiental.

O projeto de Vital propõe que as comunidades aproveitem os resíduos e objetos desprezados ou jogados no lixo, transformando-os em derivados daqueles ou em novos produtos ou subprodutos, devolvendo-os ao mercado nas mais variadas formas.

Na condição de senador, Vital reafirmou que os resíduos procedentes de residências são suficientes para trazer vários transtornos ao meio ambiente, “seja pela poluição visual, pela sujeira, mau cheiro, que podem propiciar em determinados momentos a proliferação de doenças, de desalento, de desespero e revolta da população”.

Vital do Rêgo disse crer que a educação ambiental deve ser um procedimento participativo e desenvolvido para a formação de atitudes pessoais e coletivas, mediante conduta ética, atrelada ao exercício da cidadania.

Energia solar – Sabedor do potencial energético do Brasil, o senador Vital não concebe que o estado mais ensolarado no Brasil, a Paraíba não tenha ainda nenhuma adesão a medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estimular a geração doméstica de energia solar. Vital quer mudar essa realidade conscientizando a população de que a medida aprovada reduz barreiras para essa produção de energia, dando desconto na conta de luz, caso haja produção excedente.

O senador também se comprometeu em continuar lutando pela implantação de projetos que visem preservar o meio ambiente e tornar o planeta mais belo e saudável, baseando-se em objetivos comuns como: Mostrar o lado humano das questões ambientais; Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais e advogar parcerias para garantir que toda a população desfrute um futuro mais seguro e mais próspero.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: