header top bar

section content

Senador Vital do Rêgo debate com representantes da mídia nacional a importância da liberdade de imprensa

O evento acontecerá, a partir das 9h, no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, em João Pessoa.

Por

14/06/2013 às 09h41

Visando debater a importância da livre expressão nos meios de comunicação o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) une-se ao Jornal da Paraíba que promove nesta sexta-feira (14), o painel “Imprensa e Liberdade em Pauta”, que contará com a presença de profissionais de renome nacional. O evento acontecerá, a partir das 9h, no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, em João Pessoa.

Foram convidados para o debate o jornalista Eugênio Bucci, que é colunista da Revista Época, articulista do jornal O Estado de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo (USP); o professor de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Hildeberto Barbosa; o senador da Paraíba Vital do Rêgo; e o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Carlos Fernando Neto.

PEC 33 – Recentemente o senador Vital juntamente com o deputado federal Hugo Motta (PMDB), pressionaram a Câmara dos Deputados, para que defina uma data para votação da PEC 33 dos Jornalistas, aprovada pelo Senado em 2012.

O senador Vital, que vem incansavelmente apoiando iniciativas que venham a melhorar as condições de vida dos profissionais brasileiros, garantindo aos mesmos um futuro seguro, com uma aposentadoria digna pela contribuição prestada ao país, destaca que a regulamentação da profissão de jornalista poderá ter um desfecho em 2013.

Em agosto do ano passado, o Senado aprovou com a articulação do parlamentar paraibano, em segundo turno, a PEC 33/09, que restitui a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão. A proposta foi, então, enviada à Câmara dos Deputados.

Defensor da liberdade de expressão, Vital reafirmou a importância dos profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas, porém, entende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico adquirido na faculdade.

No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem correr o risco de escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade. “Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação”, afirmou Vital.

Segundo o gerente de marketing da Rede Paraíba de Comunicação, Láuriston Pinheiro, o evento serve para avivar a importância da preservação da ordem democrática. “Essa é uma oportunidade única de ouvir e debater com quatro grandes nomes ligados ao exercício diário da comunicação as implicações e as questões ligadas ao direito da livre expressão na imprensa”, disse. Ainda de acordo com Láuriston, o mês de junho foi escolhido para o painel por abranger duas datas importantes para os meios de comunicação: o Dia da Imprensa, 1° de junho, e o Dia da Liberdade de Imprensa, 7 de junho.

A editora executiva do Jornal da Paraíba, Angélica Lúcio, será a mediadora do debate. Para ela, o evento reforça a importância da liberdade dos meios de comunicação em massa. “A realização desse painel ocorre num momento importante, não apenas na Paraíba, mas em todo o país, dadas as constantes tentativas, e muitas ações concretas, principalmente por vias judiciais, para o cerceamento do trabalho dos jornalistas”, declarou a jornalista.

As inscrições para o “Imprensa e Liberdade em Pauta” são gratuitas e podem ser feitas no site www.jornaldaparaiba. com.br/em pauta. Há 220 vagas disponíveis, sendo 50 destinadas aos estudantes.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: