header top bar

section content

Morte de Margaret Thatcher repercute em todo mundo

Primeira mulher premiê do Reino Unido morreu aos 87 anos após derrame.

Por

08/04/2013 às 19h16

A rainha Elizabeth II e o primeiro-ministro britânico David Cameron foram os primeiros a expressar publicamente nesta segunda-feira (8) condolências pela morte da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, aos 87 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral. Outros líderes também ressaltaram triteza pela perda de Tatcher, a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Ela foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX e o seu “thatcherismo” ainda influencia políticos até hoje. Confira a repercussão.

Angela Merkel
A chanceler alemã Angela Merkel homenageou Thatcher ao defeini-la como uma "líder extraordinária". "Soube com grande tristeza da morte de Margaret Thatcher. Primeira-ministra durante muitos anos, marcou a Grã-Bretanha moderna como poucos o fizeram, antes ou depois dela. Foi uma líder extraordinária de nossa época", declarou Merkel em comunicado oficial.

Barack Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que seu país perdeu “uma verdadeira amiga” e que o mundo perdeu uma defensora da liberdade com a morte de Thatcher. “Como partidária de nossa aliança transatlântica, ela sabia que com força e determinação poderíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade”, disse em comunicado.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: