header top bar

section content

VÍDEO: “Israel transformou Gaza no maior campo de concentração da história da humanidade”, diz professor

Anahuac Gil publicou "Genocídio em Gaza - A Terra", segundo episódio da sua série sobre o histórico conflito entre Israel e Palestina

Por Luis Fernando Mifô

01/02/2024 às 15h53 • atualizado em 01/02/2024 às 15h56

O professor e escritor Anahuac Gil publicou na coluna Nerdopolítica o segundo episódio da sua série de textos sobre o histórico conflito entre Israel e Palestina, e comentou os fatos na sua participação no programa Olho Vivo dessa quinta-feira (01).

Na segunda crônica, intitulada “Genocídio em Gaza – A Terra”, Anahuac volta à história da independência da Palestina; aponta a influência dos Estados Unidos na resistência de Israel e outros países em reconhecer essa independência; ressalta o poderio bélico do Estado de Israel, patrocinado pelos norte-americanos; e os anos de “atrocidades, assassinatos e prisões ilegais” praticados pelo Estado de Israel nas invasões de territórios palestinos.

“Entre 1948 e 1988, foram 40 anos de atrocidades, assassinatos, prisões ilegais e especialmente o que eles chamam de ‘assentamentos’. Vamos esclarecer isso de uma vez: assentamento é o nome que a mídia que serve ao império usa para suavizar a verdade: invasão, morte e tomada ilegal de terras dos outros. Sempre que você vir ou ouvir sobre novos assentamentos judeus, lembre-se que as pessoas que moravam nessas terras foram simplesmente expulsas à força”, afirma o colunista.

“Mas, covardes como todos os imperialistas, eles não se meteram na Faixa de Gaza. Esse pedacinho era controlado originalmente pelo Egito. Ali se refugiaram milhões de palestinos que foram expulsos de suas terras. É uma das áreas mais densamente povoadas do planeta: milhões espremidos numa área minúscula”, continua o colunista, explicando a origem do grupo Hamas, considerado terrorista pela maioria dos países.

“Apesar disso Israel tentou ocupar Gaza diversas vezes e falhou. Da luta do povo palestino em Gaza nasce o Hamas – Movimento de Resistência Islâmica. Uma força militar que decidiu reagir às agressões dos Judeus de forma mais militarmente organizada.”


CLIQUE AQUI PARA LER O SEGUNDO TEXTO SOBRE O TEMA


DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: