header top bar

section content

VÍDEO: Poço de José de Moura consolida tradição com a primeira Vila Junina permanente do mundo

O espaço foi projetada para reproduzir fielmente o cenário rural de décadas passadas. Entre os destaques da Vila está a casa de taipa, composta por móveis, utensílios e objetos que remetem ao cotidiano histórico das famílias sertanejas

Por Priscila Tavares

21/12/2025 às 16h02 • atualizado em 21/12/2025 às 16h29

O município de Poço de José de Moura, localizado no Sertão paraibano, passa a contar com um marco para o turismo regional: a 1ª Vila Junina permanente do mundo.

O espaço, que anteriormente concentrava suas atividades apenas durante o período da “Sala de Reboco”, agora permanece aberto à visitação durante todo o ano, oferecendo uma imersão contínua na cultura nordestina.

A estrutura foi projetada para reproduzir fielmente o cenário rural de décadas passadas. Entre os destaques da vila está a casa de taipa, composta por móveis, utensílios e objetos que remetem ao cotidiano histórico das famílias sertanejas.

O ambiente busca proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes, incluindo o tradicional café preparado no fogão a lenha.

Cafezinho da Vila do Sertão (Foto: Fernanda Layse/ Diário do Sertão)

Em entrevista à TV Diário do Sertão, Rafaela Lopes, cofundadora da Pisada do Sertão, explicou que a iniciativa visa fortalecer o empreendedorismo local e a preservação da identidade cultural. Segundo ela, a originalidade é o pilar central do projeto.

“Com muito orgulho da Terra a Cultura saí a Vila do Sertão, que é um espaço cultural, é um espaço onde as pessoas podem se reconectar. Nós buscamos ser originais para que possamos nos aproximar cada vez mais do povo nordestino, do povo sertanejo”, afirmou.

Casa de taipa da Vila do Sertão (Foto: Ferananda Layse/ Diário do Sertão)

Além do aspecto visual e gastronômico, a Vila Junina é fruto de um estudo sobre a história do município. A figura de Zé de Moura, que dá nome à cidade, é apresentada como peça fundamental para a compreensão da liderança comunitária e do desenvolvimento da região.

Rafaela Lopes, cofundadora da Pisada do Sertão (Foto: Reprodução/ Diário do Sertão)

“Zé de Moura foi um místico, mas um personagem que hoje é uma grande referência cultural, religiosa, no empreendedorismo e na política, porque era um líder comunitário nato”, disse.

Com a abertura permanente, a Vila do Sertão se estabelece como um centro de resistência cultural, permitindo que as novas gerações e turistas conheçam de perto as raízes e a força do povo sertanejo em qualquer época do calendário.

Assista a entrevista completa com Rafaela Lopes:

Veja fotos da Vila do Sertão:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: