header top bar

section content

VÍDEO: De bancária a escritora, pernambucana lança seu primeiro livro em Portugal e é premiada na FLIP

"Nascenças – Construindo Memórias e Pulsando Vida" conquistou o reconhecimento da editora Mágico de Oz na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro

Por Luis Fernando Mifô

12/11/2024 às 17h53 • atualizado em 12/11/2024 às 18h00

A escritora pernambucana Josenilda Nascimento foi uma das premiadas na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro, por seu primeiro livro, “Nascenças – Construindo Memórias e Pulsando Vida”, que conquistou o reconhecimento da editora Mágico de Oz , colocando Josenilda na lista dos “100 Melhores Poetas da Língua Portuguesa”.

A pernambucana de 42 anos, natural de Itaíba, que era bancária e agora se aventura no universo das palavras, recebeu um certificado e um troféu pela sua contribuição à literatura em língua portuguesa. “Nascenças” foi lançado internacionalmente na 94ª Feira do Livro de Lisboa, em Portugal.

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, Josenilda destacou o orgulho de representar o Nordeste em duas das principais feiras de literatura do mundo. “Pra gente que é Nordestino, a gente se sente muito feliz levando nosso nome, nossa cultura, nossa literatura para a Europa.”

Em “Nascenças”, a autora utiliza um estilo narrativo simples e envolvente que permite a cada leitor e leitora ‘ser protagonista’ do processo de autoconhecimento.

Josenilda Nascimento em Portugal (Foto: Arquivo Pessoal)

“Um dos impactos que mais me comoveram e me emocionaram foi saber que as pessoas se veem como protagonistas de Nascença, justamente por conseguirem se enxergar dentro das memórias que eu relato. Então, eu estou muito feliz de perceber que Nascenças está conseguindo conquistar meu propósito, que é incentivar a liberdade através do autoconhecimento. As pessoas estão aceitando o convite e estão viajando junto conosco”, relata a escritora.

Depois de muitos anos trabalhando como gerente de banco, Josenilda sentiu que era necessário e urgente trilhar novos caminhos em nome das realizações pessoais e principalmente da sua saúde mental. Ao dar esse salto de coragem e de reencontro com sua essência, ela se tornou mentora terapêutica e escritora.

Primeiro livro de Josenilda Nascimento (Foto: Divulgação)

“No período em que eu percebi que, se eu continuasse lá, eu iria entrar na medicação, então eu decidi dar um basta e assumir o protagonismo pessoal que realmente tem mudado minha vida. Lógico que, como mentora, eu jamais sairia dizendo para todo mundo ‘saiam dos seus empregos’. Não é assim que funciona, porque cada pessoa precisa viajar para dentro de si para saber qual é o seu propósito de vida e por que está nesse mundo”, conta Josenilda.

O livro “Nascenças – Construindo Memórias e Pulsando Vida” pode ser adquirido entrando em contato com a autora pelo Instagram @jo.protagonista ou em formato de e-book na Amazon.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: