header top bar

section content

Morre quadrinista japonês Akira Toriyama, criador de “Dragon Ball”

Segundo comunicado, o mangaká e produtor de animes ainda tinha vários trabalhos em andamento

Por Diário do Sertão com Larica Magazine

08/03/2024 às 16h07 • atualizado em 08/03/2024 às 16h08

Akira Toriyama e seu personagem mais famoso, Goku (Foto: Reprodução/Divulgação/Toei Animation)

Morreu, aos 68 anos, o mangaká e produtor de animes Akira Toriyama, criador da icônica franquia Dragon Ball. Ele faleceu no dia 1º de março, mas a notícia só foi divulgada pelos estúdios nesta sexta (8).

De acordo com um comunicado publicado no site oficial de Dragon Ball, a morte de Akira Toriyama foi provocada por hematoma subdural – acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O funeral foi reservado apenas para a família.

O comunicado revela também que o quadrinista japonês ainda tinha vários trabalhos em andamento “com grande entusiasmo” e que teria “muito mais a realizar”.

“Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”, diz um trecho da nota.

Toriyama é criador de vários outros mangás, mas Dragon Ball foi, sem dúvida, o de maior sucesso global, influenciando gerações de fãs, de desenhistas e produtores de animes.

Personagens de Dragon Ball (Foto: Divulgação/Toei Animation)

As aventuras de Goku e seus parentes e amigos em busca das esferas do dragão apareceram pela primeira vez em 1984 na revista Weekly Shonen Jump. Após virar anime para a televisão, foi transmitido em mais de 80 países, teve mais de 20 filmes e 50 jogos de videogame.

Em abril de 2009, Dragon Ball Evolution, primeiro filme oficial em live-action da franquia, estreou nos cinemas, mas teve uma péssima recepção do público e da crítica. Desde então, os fãs aguardam uma nova produção à altura do mangá e do anime. E o que não faltam são rumores envolvendo outras grandes produtoras. O mais recente é de que a Disney estaria interessada no negócio, segundo o site WGTC.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: