header top bar

section content

Alerta! Bebidas muito quentes aumentam o risco de câncer

O diretor do INCA garante que os resultados da pesquisa são seguros e comprovados

Por Dicas Online

23/07/2019 às 09h25

Bebidas quentes X saúde

Em entrevista dada ao site do Ministério da Saúde, o diretor do INCA e médico Luis Felipe afirmou, sobre as bebidas muito quentes que “não há achismo. Temos dados científicos que comprovam esse resultado. Nossa avaliação foi extremamente criteriosa, com parâmetros estabelecidos. Além disso, todo o processo foi transparente, representativo, minucioso e criterioso”.

Na lista dos maiores vilões estão o cafezinho do dia a dia, chás, chimarrão e outras bebidas relacionadas, que normalmente são servidas muito quentes. De acordo com o instituto de pesquisa, deve-se estar atento à temperatura para reduzir as chances de problemas futuros.

Bebidas muito quentes e o câncer
A pesquisa foi realizada por uma equipe de 23 cientistas, de 10 países diferentes, que buscaram conjuntamente compreender a “carcinogenicidade do consumo de café, mate e bebidas muito quentes”. A equipe organizadora fica em Lyon, na França, e faz parte da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).

Depois de reunir mais de mil estudos acerca do tema, agregando uma grande quantidade de cientistas, observou-se que, se estiverem acima de 65°C, há chances dessas bebidas se tornarem cancerígenas. Elas aumentam as chances de se ter câncer de esôfago e podem agravar outras doenças.

O problema não está nas bebidas em si, pois não houve nenhum estudo conclusivo sobre isso. Na realidade, os pesquisadores viram que o café é saudável para evitar alguns tipos de câncer. Então, o que faz com que elas aumentem a chance de desenvolver a doença? Somente a temperatura.

Quando você toma um café, chá ou mate muito quente, acaba machucando não somente a língua, mas principalmente a mucosa do esôfago. Se ferida constantemente, pode, sim, abrir portas para uma inflamação ou outras doenças oportunistas.

O que fazer
Você já sabe que tomar o cafezinho muito quente vai fazer mal para a sua saúde, mas o que fazer então? A temperatura ideal é de 60ºC ou menos. Se puder, por volta dos 50ºC para ter uma maior segurança. Para isso, não precisa sair com um termômetro culinário, basta deixar que esfrie uns minutinhos antes de tomar e faça o teste com os lábios.

Lembre que no Brasil, de acordo com o Inca, “o carcinoma epidermoide de esôfago é o tipo de câncer de esôfago encontrado em 90% dos brasileiros diagnosticados com a doença”. Quer saber um fato curioso sobre isso? A incidência dessa doença é até cinco vezes maior na região Sul do país. Seria por causa do chimarrão? O Inca acredita que sim, alertando para o perigo do ato.

Mas não precisa largar nem o chimarrão, o café ou o seu chá. Basta deixar que eles esfriem um pouquinho antes de consumir. E se quiser aproveitar melhor os benefícios, capriche em chás que tenham uma boa quantidade de antioxidantes, que são excelentes para a prevenção do câncer em geral.

Bons hábitos de saúde, como a ingestão de ao menos 1,5 litros de água todos os dias, boa alimentação e prática de atividades físicas também ajudam a evitar a doença. Evitar o estresse, para reduzir a quantidade de cortisol no sangue também é importante, então se lembre de reservar um tempinho para o lazer.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/bebidas-muito-quentes-aumentam-o-risco-de-cancer-de-esofago/

Recomendado pelo Google: