Poetisa de São João conquista 1º lugar em edital da Secult-PB e terá livro publicado pela Editora A União
O lançamento do livro está previsto para janeiro de 2026, embora a data oficial ainda não tenha sido confirmada

A poetisa e professora Maria Aparecida de Sousa Cardoso, de São João do Rio do Peixe, conquistou o primeiro lugar da 9ª Regional de Cultura no Edital de Publicações Literárias da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) e terá seu novo livro de poesia publicado pela tradicional Editora A União, vinculada ao Governo do Estado.
A obra vencedora, intitulada “Aracati: Memórias ao Vento”, foi selecionada entre as propostas habilitadas no edital que integra o ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2025. O resultado final foi divulgado pela Secult-PB nas últimas semanas.
Diferente de concursos exclusivos de poesia, o edital contemplou livros completos e inéditos, abrangendo gêneros como romance, conto, crônica, ensaio, literatura infantojuvenil e cordel, além da poesia. A seleção foi organizada por regionais culturais, com número limitado de vagas em cada uma. Na 9ª Regional de Cultura, havia apenas duas vagas, o que torna ainda mais expressiva a conquista da autora sertaneja.
Aparecida Cardoso garantiu o 1º lugar da regional, enquanto o 2º lugar ficou com o escritor Carlos Alves, da cidade de Uiraúna, autor do livro de crônicas “Abram as Janelas”.
LEIA TAMBÉM:
Como premiação, “Aracati: Memórias ao Vento” será diagramado e impresso na gráfica da A União, com uma tiragem inicial de 300 exemplares — sendo 150 destinados à autora e 150 à editora — além de premiação em dinheiro, conforme previsto no edital. O lançamento do livro está previsto para janeiro de 2026, embora a data oficial ainda não tenha sido confirmada.
Segundo a Secult-PB, ao todo 36 proponentes foram habilitados no edital, sendo 28 na categoria livro e oito na categoria cordel, em uma ação conjunta da Secretaria de Cultura com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). O investimento total foi de R$ 500 mil, somando custos de impressão e premiação aos autores.
Trajetória literária em destaque
A conquista reforça o reconhecimento da trajetória literária de Aparecida Cardoso, que já vem acumulando importantes prêmios no cenário nacional. Em abril deste ano, a professora conquistou o bicampeonato do Concurso Nacional de Poemas Turmalina, vencendo as edições de 2024 e 2025. No concurso mais recente, cujo tema foi “resiliência”, ela ficou em primeiro lugar com o poema “Pedaços de Uma Vida”.
Além disso, Aparecida também foi selecionada para a 10ª Mostra de Poesias Abril para Leitura, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa, que teve como tema “No Sertão da Paraíba Chove Literatura Popular”.
O talento literário da poetisa se estende à família. Sua filha, Talita Ingrid de Sousa Cardoso, teve o poema “Resistência Mil” selecionado para integrar a coletânea Turmalina 2025, figurando entre os 50 textos escolhidos em nível nacional.
Com mais essa conquista, Aparecida Cardoso consolida seu nome como uma das vozes poéticas mais relevantes do sertão paraibano, levando a literatura produzida em São João do Rio do Peixe para um público ainda mais amplo por meio de uma política pública de valorização cultural.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário