header top bar

section content

5 remédios naturais para acelerar o alívio da garganta irritada

A dor de garganta pode ser o produto de alergias ou doenças respiratórias. Embora seja importante determinar sua causa, alguns remédios de origem natural ajudam a aumentar a sensação de alívio.

Por Melhor com Saúde

17/06/2019 às 08h46

Alguns remédios de origem natural ajudam a aumentar a sensação de alívio.

A sensação de garganta irritada é desconfortável e pode dificultar ações comuns, como o consumo de alimentos. Embora seja geralmente um sintoma leve e esporádico, sua atenção imediata é crucial para evitar complicações. Como acelerar o alívio da garganta irritada com remédios naturais?

Por que a garganta fica irritada?
Às vezes, a dor de garganta é uma manifestação de alergias ou doenças respiratórias. A exposição constante a alérgenos ou patógenos detona uma resposta imune que faz você sentir esse desconforto acompanhado de ardor e desconforto.

Os gatilhos mais comuns incluem:

Caspa de animais
Poeira
Alimentos, como manteiga de amendoim, produtos lácteos ou morangos
Pólen
Partículas de produtos químicos de limpeza
Cosméticos e perfumes
Fumaça de cigarro
Pesticidas
Vírus e bactérias (como aqueles que causam um resfriado comum ou uma faringite estreptocócica)

Remédios para aliviar a garganta irritada
Sem dúvida alguma, o tratamento da garganta irritada pode variar dependendo da causa. Portanto, se estiver relacionado a uma infecção viral ou bacteriana, é melhor consultar um médico. Agora, independentemente do tipo de doença, você pode considerar alguns remédios naturais para ajudar a aliviar o desconforto.

Além disso, estes suplementos suavizam os tecidos e reduzem a presença de alérgenos e micro-organismos prejudiciais. Além disso, eles fortalecem o sistema imunológico e geram uma maior sensação de alívio. Consulte o médico antes de tomá-los se você estiver sob tratamento farmacológico.

1. Mel de abelhas
sem dúvida, o mel das abelhas. Devido às suas propriedades hidratantes e reparadoras, minimiza a dor nesta área. Também atua positivamente contra a tosse, o que piora a dor.

Como usar?
A primeira opção é consumir uma colher de chá de mel a cada 3 horas.
Outra maneira de aproveitá-lo é adicionando-o em água quente ou chá.
Ele também pode ser combinado com um alho esmagado para aumentar seu efeito.

2. Gargarejo com água salgada
Um remédio tradicional para o desconforto na garganta é o gargarejo com água salgada. Graças ao seu efeito antibacteriano leve, ajuda a reduzir a presença de bactérias na garganta. Também acalma a dor e o excesso de secreções para certas infecções.

Como usar?
Primeiramente, faça uma mistura de meia colher de chá de sal com um copo de água morna.
Posteriormente, gargareje por 2 ou 3 minutos.
Finalmente, repita o tratamento a cada 3 horas até sentir uma melhora.

3. Chá de camomila
A bebida de camomila é um analgésico natural que pode contribuir para o tratamento de várias doenças. Na verdade, ele tem sido usado desde a antiguidade como um suplemento medicinal. Suas propriedades adstringentes e anti-inflamatórias ajudam a tratar a garganta irritada.

Em adição, alguns estudos sugerem que a inalação de óleos essenciais de camomila contribui para aliviar os sintomas do resfriado, incluindo a dor de garganta. Além disso, essa mesma planta medicinal pode ser usada através do consumo do seu chá.

Como usar?
Primeiramente mergulhe uma colher de sopa de flores de camomila em um copo de água quente.
Assim que a bebida estiver quente, coe e consuma o líquido.
Finalmente, repita o tratamento até sentir uma melhora. Você pode tomar a infusão 2 ou 3 vezes ao dia.

4. Raiz de alcaçuz
A raiz de alcaçuz é um remédio natural para aliviar o desconforto na garganta. Embora a planta tenha outras aplicações, um dos seus usos populares é a redução da irritação e queimação. Uma pesquisa mostra que ela é eficaz se combinada com a água para criar um remédio de gargarejo.

Como usar?
Em primeiro lugar, despeje uma colher de chá de raiz de alcaçuz em meia xícara de água fervente.
Assim que estiver quente, filtre com um coador.
Finalmente, gargareje por 2 ou 3 minutos.
Repita o remédio até sentir alívio.

5. Hortelã-pimenta para a garganta irritada
Tanto a infusão como o óleo de hortelã-pimenta podem ajudar a tratar a garganta irritada. Este ingrediente concentra um composto ativo chamado mentol, que ajuda a aliviar a irritação no revestimento da garganta. Além disso, dilui o muco e acalma o desconforto.

Por outro lado, a hortelã-pimenta também tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas que suportam o tratamento de infecções. É um bom complemento para os sintomas da gripe, resfriado e alergias.

Não perca ademais: Bebidas quentes e frias para aliviar a dor de garganta

Como usar?
Em primeiro lugar pode adicionar um punhado de folhas de hortelã em uma xícara de água fervente.
Logo depois de deixar a bebida repousar, coe e consuma quente.
Finalmente, se desejar, combine o óleo essencial de menta com um óleo transportador, como o azeite de oliva ou óleo de coco. Esta preparação você aproveita externamente, massageando o pescoço e o peito. Evite consumir óleos essenciais.
Então, você sente desconforto na garganta? Experimente esses remédios e diga adeus a essa irritação desconfortável. Só não se esqueça de consultar o médico se o sintoma persistir ou piorar.

Fonte: Melhor com Saúde - https://melhorcomsaude.com.br/5-remedios-para-acelerar-o-alivio-da-garganta-irritada/

Recomendado pelo Google: