header top bar

section content

Projeto Férias na Escola leva aprendizagens e momentos lúdicos aos alunos da rede municipal de Patos

Com o foco em garantir melhores resultados educacionais, o projeto prioriza a recomposição das aprendizagens, o nivelamento e o reforço em disciplinas fundamentais

Por José Dias Neto

13/01/2026 às 16h47

Educadores de Patos. Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (12) o projeto Férias na Escola, uma iniciativa que transforma o período de recesso em uma oportunidade de crescimento e diversão. A ação contempla estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, unindo o fortalecimento pedagógico a atividades de lazer em todas as unidades escolares de Patos, no sertão paraibano.

Com o foco em garantir melhores resultados educacionais, o projeto prioriza a recomposição das aprendizagens, o nivelamento e o reforço em disciplinas fundamentais, como Língua Portuguesa e Matemática para os níveis fundamentais. As atividades são aplicadas de forma interativa e diferenciada, respeitando as especificidades de cada etapa de ensino. Somado ao conteúdo em sala, práticas esportivas são oferecidas a todos os estudantes, promovendo saúde e integração social.

O entusiasmo com o projeto é visível tanto entre os educadores quanto entre as famílias de alunos da educação infantil. Na Creche Glauce Burity, localizada no bairro Jatobá, a adesão foi imediata. A diretora da unidade, Irineide Dias Pereira, enfatiza a importância da iniciativa para o desenvolvimento das crianças e a tranquilidade dos responsáveis.

“O projeto Férias na Escola é uma iniciativa maravilhosa que une o aprendizado ao lúdico, garantindo que nossas crianças continuem em desenvolvimento mesmo no período de pausa regular. A aceitação dos pais tem sido ampla e muito positiva; eles sentem confiança em deixar seus filhos em um ambiente seguro, com merenda e atividades de qualidade. É gratificante ver a alegria dos alunos ao participarem desses momentos”, afirmou a diretora Irineide.

Para viabilizar a participação de todos, o município oferece suporte completo, incluindo transporte escolar e merenda diária. Enquanto os alunos participam das atividades das 7h às 11h, os profissionais de apoio também passam por aperfeiçoamento. Nesta terça-feira (13), no auditório do Sebrae, a treinadora Marileide Azevedo levou aos profissionais de apoio escolar uma capacitação para qualificar ainda mais os serviços ofertados à comunidade escolar, com o tema “integrando competências”.

DIÁIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: