VÍDEO: Curta metragem “Vida Maria” ganha releitura feita por alunos e professores da escola Dom Moises Coelho
A ideia do projeto é mostrar a educação como fonte de mudança para além de sala de aula e destacar o protagonismo dos estudantes na cidade de Cajazeiras
Alunos e professores da Escola Estadual Dom Moisés Coelho fizeram uma releitura do curta-metragem “Vida Maria”, onde o objetivo central é poder desenvolver o lado protagonista dos estudantes envolvidos e conscientizar o pensamento crítico dos alunos.
O curta-metragem “Vida Maria” traz uma crítica social que é vivenciada recorrentemente na vida de mulheres que vivem na zona rural. Muitas mulheres acabam tendo que abrir mão de sua infância, estudos e lazer para ter que entrar na vida de trabalho de forma precoce.
Durante a entrevista o professor Lázaro Alves, que foi o orientador do projeto, destacou a sua motivação inicial para a criação do filme na escola.
LEIA TAMBÉM:
“Eu enxergo a sala de aula para além dela. Eu penso que existem outros espaços para que a gente possa construir saberes além da sala de aula”, ressaltou o professor.
Raianny Lopes, coordenadora da área de linguagens e professora de Português, conta como a produção contribuiu para a conscientização social e relata que projetos como este podem transformar a vida de vários jovens.
“Esse filme é muito importante porque faz o aluno pensar em se trazer pra si, essa questão da importância da educação e como a educação pode transformar sua vida de maneira positiva. O que mais me impressionou no filme do professor, é que ele pensou de forma que todos os alunos se engajassem, se dedicassem realmente a esse projeto”, comentou.
O professor de geografia José Richard que foi o responsável por toda a parte cinematográfica do filme destacou como foi o processo de criação dos cenários do filme.
“A parte cinematográfica foi pensada basicamente pra mostrar o mais fiel possível como era na década de 80,70 e até 90. Um pouco mais atrás mostrando a simplicidade daquele homem do campo e daqueles agricultores, daquelas pessoas que tinham a dificuldade de estudar, que muitas vezes tinham que trabalhar para sustentar a família e deixar o estudo em segundo plano”.
José explicou que toda a arte do filme foi pensada em conseguir deixar 100% fiel a realidade expressada no curta-metragem de um ambiente onde a simplicidade prevalece.
A coordenadora pedagógica Sinara Maria relata de que forma o filme ilustra e comenta as características de como as pessoas viviam naquela época.
“Ele [o filme] traz a realidade de antigamente, onde a mulher não tinha vez na sociedade até mesmo no estudo, o aprendizado era de pouco acesso. Eu lembro também que naquela época até mesmo para a mulher andar de moto ela nem podia, porque ela era chamada de homem”, disse Sinara.
Josefa Laureana, diretora da escola Dom Moises Coelho, conta como o protagonismo impactou a partir do momento em que os alunos foram convidados a participar como atores na releitura do curta-metragem.
“O filme é um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, especificamente este filme, ele proporciona o estudante a fazer uma reflexão sobre as oportunidades da vida, principalmente aqui na nossa região que retrata muito as condições em que as famílias vivem”, destacou a diretora.
“Vida Maria”, que inspirou a releitura dos alunos cajazeirenses, é um projeto produzido em computação gráfica 3D, vencedor de mais de 50 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, é dirigido por Márcio Ramos e conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
A coordenadora pedagógica Adriane Conrado destacou como a realização de um projeto dessa natureza contribui e enriquece a experiência educacional dos estudantes que protagonizaram no filme.
“Contribui na conscientização e pensamento crítico dos nossos alunos e também a valorização na sociedade das mulheres. Antigamente a mulher, menina só vivenciava aquele trabalho doméstico, dentro de casa, cuidando dos filhos e do marido, hoje em dia no mudou a mulher tem seu papel em qualquer ambiente de trabalho”, falou.
Durante a nossa reportagem, o aluno Richarlysson Roque atuou no filme e contou como foi participar do projeto.
“Vida Maria” já tem data de estreia! Será no Teatro Ica, em cajazeiras, nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, às 19h e a entrada é gratuita.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.








Deixe seu comentário