VÍDEO: Curso de História da UFCG promove evento sobre lutas camponesas com exibição de filme em Cajazeiras
A programação contará com a exibição do clássico "Cabra Marcado para Morrer", do diretor Eduardo Coutinho, seguida de um debate com Rafael Morato Zanatto, professor da UFCG, e Socorro Ferreira, coordenadora da CPT
Os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Cajazeiras – promovem nesta quarta-feira, dia 23 de julho, um evento aberto ao público no Teatro Íracles Pires, a partir das 14h.
A programação contará com a exibição do clássico Cabra Marcado para Morrer, do diretor Eduardo Coutinho, seguida de um debate com Rafael Morato Zanatto, professor da UFCG, e Socorro Ferreira, coordenadora da Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Sertão.
O momento visa promover uma reflexão crítica sobre as lutas camponesas, a memória política brasileira e o papel da educação na transformação social.
LEIA TAMBÉM:
A atividade integra as ações formativas do PIBID e envolve 24 estudantes bolsistas, que atuam nas escolas estaduais Dom Moisés Coelho e Constantino Vieira, sob a supervisão dos professores Jefferson Aquino, Djalma Luiz e Nadja Claudino. O programa é coordenado pela professora doutora Janaína Valéria Pinto Camilo, da UFCG.
As professoras Nadja Claudino e Janaína Valéria abordaram o evento em participação no programa Olho Vivo nesta terça-feira, 22 de julho, convidando a comunidade a participar. A coordenadora do programa, Janaína Valéria, destacou que o projeto busca engajar a comunidade:
“A cada seis meses, promovemos um evento aberto à comunidade, pois entendemos a educação como um processo educativo que vai além da sala de aula. É preciso viabilizar isso tanto no ensino formal quanto no informal, saindo dos muros da escola e prestando serviço público à comunidade”, afirmou.
A professora Nadja Claudino explicou que o evento também serve como preparativo para a participação dos alunos na 6ª Semana das Ligas Camponesas, que ocorrerá de 21 a 25 de julho, em Sapé (PB).
“Este evento se insere na 6ª Semana das Ligas Camponesas, para a qual levaremos os 24 alunos da UFCG para participar das atividades”, disse.
Os participantes receberão certificado de 4 horas, emitido pela UFCG.
A iniciativa reafirma o compromisso da UFCG com uma formação docente crítica, comprometida com a valorização da história, das lutas populares e com o fortalecimento do diálogo entre universidade, escola pública e movimentos sociais.
DIÁRIO DOS ERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário