VÍDEO: II EUDOVA, realizado na UFCG de Cajazeiras, discute inovações do uso de tecnologias no aprendizado
O Encontro de Usuários e Desenvolvedores de Objetos Virtuais de Aprendizagem é uma das atividades realizadas pelo GEDOVA, grupo de estudos coordenado pelo professor Edilson Leite
O II Encontro de Usuários e Desenvolvedores de Objetos Virtuais de Aprendizagem (EUDOVA) foi realizado nos dia 21, 22 e 23 de março na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, e reuniu professores e alunos para debater as novas tecnologias no aprendizado.
O professor Edilson Leite, coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA), projeto que realiza o evento, esteve no programa Olho Vivo desta terça-feira (25) e destacou o sucesso do encontro.
“Foram dois dias bem intensos, os três turnos. Realizamos várias atividades e foi um sucesso. De forma geral estamos muito satisfeitos com a realização do evento”, disse.
LEIA TAMBÉM:
O segundo EUDOVA reuniu professores e pesquisadores que debateram métodos, ferramentas e tecnologias para o ensino, dentre os temas levantados, o professor Edilson destacou o uso da inteligência artificial e do metaverso.
“Uma, talvez a principal no momento, é a questão do uso da inteligência artificial. Nós tivemos a palestra de encerramento e também uma oficina com o professor Miguel Dias, da UNILAB, é um dos pesquisadores nessa área. Um outro tema que foi debatido é a parte que a gente chama de metaverso, que é como se vocês estivesse inserido no ambiente virtual, então, o professor Gabriel [Parachen] de Santa Catarina, ele ministrou a palestra de abertura e também realizou um minicurso”, explicou.
Em sua 2ª edição, o EUDOVA buscou promover a articulação entre a comunidade acadêmica do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG e professores da educação básica, proporcionando um espaço de interação entre pesquisadores e educadores que utilizam tecnologias digitais no contexto educacional.
Durante a entrevista, professor Edilson explicou que o evento é parte do trabalho desenvolvido no GEDOVA: “Esse foi apenas um dos objetivos que nós propusemos para essa vigência do projeto, mas temos outros. A gente desenvolve os objetos virtuais de aprendizagem, a gente faz publicações em livros e artigos mostrando como desenvolver esses objetos”.
Ele destaca ainda, que no segundo semestre desse ano irá abrir novas vagas para quem tem interesse de participar do projeto. Acompanhe o trabalho do grupo de pesquisa coordenando pelo professor Edilson Leite no instagram pelo @gedova_ufcg.
Confira registro do Encontro:
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário