VÍDEO: Presidente da SBC promete apoiar a implementação do Parque Tecnológico em Cajazeiras
Thaís Vasconcelos Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação, afirma ainda estar à disposição para ajudar no fomento de ações para a interiorização de cursos de pós-graduação em Computação no IFPB do município
O programa Olho Vivo recebeu nesta segunda-feira (09) a professora Thaís Vasconcelos Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que falou sobre a quinta edição do Sertão Comp.
O evento está acontecendo no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, entre os dias 09 e 11 de dezembro com minicursos, palestras e apresentação de projetos inovadores na atividade 1ª MONEI (Mostra de Negócios Inovadores) e tem como tema “Fomentando a interiorização da pós-graduação em Computação”.
“É um evento muito importante para área de Computação do país, em especial por esse aspecto de interiorização que é muito importante e que o evento vem trazendo palestras e discussões que são essenciais para fomentar o desenvolvimento da área de Computação no país como um todo”, disse.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Artigo de professor e aluno do IFPB Cajazeiras fica entre os melhores em evento internacional de DEA
- VÍDEO: Com Jessier Quirino e várias homenagens, Campus Cajazeiras do IFPB encerra celebração de 30 anos
- VÍDEO: Campus de Cajazeiras do IFPB celebra 30 anos de fundação como um dos mais importantes do Brasil
Thaís é presidente do SBC e professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela e fez uma palestra na manhã desta segunda no IFPB Cajazeiras durante o evento. Ao Diário do Sertão, Thaís destacou a possibilidade de o município ganhar um curso de pós-graduação em computação.
“Coloquei a SBC a disposição para conversar, tirar dúvidas e dá instruções sobre como se fomentar as ações aí, de forma que em um futuro se possa ter um curso de pós-graduação aí. Na verdade, o IFPB campus Cajazeiras pleiteou, recentemente, o ingresso como instituição associada do ProfComp, que é o Mestrado Profissional em Ensino de Computação que é liderado pela SBC”, contou a professora e explicou que não foi possível na ocasião, mas que está em contato com os professores do IFPB Cajazeiras para ver a possibilidade de fomentar a interiorização da pós-graduação na instituição.
A professora destaca também a importância da implantação de um Parque Tecnológico em Cajazeiras e como a SBC pode contribuir para isso.
“Parques Tecnológicos existem no Brasil inteiro, não só nas capitais, mas também nas cidades do interior e justamente desenvolvendo essas capacidades, que já é uma realidade que a gente pode reconhecer no campus de Cajazeiras. Certamente a SBC pode participar apoiando essa iniciativa, como a realização de eventos que contribuem para formação dos profissionais, palestras dos nossos associados, que também participam de Parques Tecnológicos sobre as iniciativas de cada um deles e das suas instituições. Então, são ações que a SBC pode fazer para ajudar ao IF a se planejar e vir a consolidar esse sonho”, enfatizou.
Ela ressalta também do projeto ‘Meninas Digitais’, que busca despertar o interesse de meninas para seguirem carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disso, ela destaca a representatividade dos Institutos Federais dentro da Sociedade Brasileira de Computação.
“A gente tem uma abordagem na SBC que visa incluir as pessoas de todas as regiões, de todas as áreas de Institutos Federais, de universidades públicas, particulares. E temos representatividade de várias instituições. A inclusão é por região, por instituição, raça, cor, então, a gente tem realmente adotado uma abordagem de inclusão”, afirmou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário