header top bar

section content

VÍDEO: IFPB de Cajazeiras e USP representam o Brasil no maior evento de DEA do mundo, na Índia

Trabalho de conclusão de curso do aluno Franks Patrício Maciel Filho, do curso de Análide e Desenvolvimento de Sistemas - ADS foi apresentado por seu orientador, professor Daladier Júnior

Por Luis Fernando Mifô

19/11/2024 às 18h38 • atualizado em 19/11/2024 às 18h48

O Campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade de São Paulo (USP) são as únicas instituições de ensino superior do Brasil que apresentaram trabalhos na DEA 2024 (International Conference on Data Envelopment Analysis), o maior evento sobre Data Envelopment Analysis (DEA) do mundo, realizado em Nova Délhi, na Índia, de 18 a 21 de novembro.

O trabalho de conclusão de curso do aluno Franks Patrício Maciel Filho, do curso de Análide e Desenvolvimento de Sistemas – ADS foi apresentado por seu orientador, professor Daladier Júnior.

O artigo intitulado “Francisco 2.0: Increasing the Usability and Appending Multiplicative DEA Models for Internet Services Forecasting Over Time” detalha um aplicativo web capaz de predizer qual de todas as redes virtuais avaliadas possui o melhor conjunto de ferramentas para se prestar qualquer serviço na Internet, empregando modelos de super-eficiência clássicos da DEA, bem como modelos ajustados, chamados de modelos multiplicativos, desenvolvidos na tese do profeddor Daladier Júnior.

Para abalizar a tomada de decisão e sintonia fina dos serviços na Internet, o “Francisco” emprega variáveis de decisão fractais, que apresentam comportamento caótico como um contágio, que pode ser domado com a introdução dessa ferramenta única no mundo. Professor Daladier projeta uma carreira de muito para seu pupilo, que sempre se mostrou apto a pesquisas e, consequentemente, ao mestrado e doutorado com a melhoria do app.

Apresentação do artigo Francisco 2.0 na DEA 2024 (Reprodução)

Segundo o Professor Daladier Júnior, atualmente, na disciplina de laboratório de redes do Curso de ADS/IFPB Cajazeiras são comparadas mais de 1000 redes virtuais distintas e a cada semestre introduzimos um problema inédito a ser avaliado.

“O Francisco 2.0 foi desenvolvido pelo Franks de forma magistral. Ele implementou os mesmos modelos desenvolvidos no doutorado e não para por aí. O Francisco vai evoluir a gente está também montando outros trabalhos de conclusão de curso para que possamos ter um ambiente completo, um TesBed e adquirir as variáveis de decisão de acordo com essas medições, e assim sucessivamente”, explicou  orientador.

O app ainda está em fase de desenvolvimento e será atualizado em breve. Ele deve ganhar um TestBed para facilitar a avaliação de redes virtuais, redes definidas por software, computação em nuvem e demais tecnologias, a fim de prestar qualquer tipo de serviço aos usuários na Internet.

Para assistir à apresentação do artigo. clique aqui: https://youtu.be/wD-aW1RKDGI
Para conhecer o app Francisco 2.0, clique aqui: https://newfranciscodea.shinyapps.io/francisco-dea/

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: