header top bar

section content

Cidades sertanejas recebem Projeto ViAção Paraíba

Moradores de Patos, São Bento e Cuité, terão a oportunidade de aprender noções básicas sobre cinema, vídeo e televisão através da 6ª edição do ViAção Paraíba, que é um projeto itinerante realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), que já incentivou muitos participantes a trilharem o caminho do […]

Por

16/03/2010 às 06h33

Moradores de Patos, São Bento e Cuité, terão a oportunidade de aprender noções básicas sobre cinema, vídeo e televisão através da 6ª edição do ViAção Paraíba, que é um projeto itinerante realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), que já incentivou muitos participantes a trilharem o caminho do audiovisual.
Este ano, o projeto será realizado respectivamente em abril, maio e julho.

Atividades
As atividades do ViAção Paraíba, que é patrocinado pelo Programa BNB (Banco do Nordeste do Brasil) de Cultura – Edição 2010 –, com parceria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e apoio das Prefeituras Municipais de Patos, São Bento e Cuité, envolvem a oficina “Aprendendo a Ler Imagens em Movimento”. A idéia é estimular no interior do estado uma reflexão sobre essa realidade através de filmes que abordam o tema.

Famoso
Desde 2006, o projeto já passou pelas cidades de Monteiro, Serra Branca, Capim, Bananeiras, Nazarezinho, Congo, Dona Inês, Boqueirão, Alagoa Grande, Coremas, Rio Tinto, São João do Rio do Peixe e Princesa Isabel. Na edição 2010, em Patos, São Bento e Cuité, a mostra de curtas terá os filmes Passadouro (PB) e Coxixola existe, é aqui!, (PB), ambos dirigidos por Torquato Joel; Vida Maria (CE), direção de Márcio Ramos; A Canga (PB), de Marcus Vilar; Tempo de Ira (PB), Marcélia Cartaxo e Gisela Melo; e A História da Eternidade (PE), de Camilo Cavalcante.

Objetivo
Nesta edição 2010, este projeto atuará em cidades maiores e com campus universitário. Segundo Torquato Joel, a idéia é atingir alunos destas cidades e de cidades circunvizinhas que estejam cursando ensino superior. “Temos observado uma participação muito significativa de alunos universitários em nossas oficinas e que têm atuado como agentes multiplicadores nas pequenas cidades”.

Da redação do Diário do Sertão
Com ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: