VÍDEO: De Sousa, “Peito de Aço” rouba a cena no programa do Jô, na Rede Globo
Durante dois blocos de sua entrevista, Antônio Estrela contou histórias ocorridas nesses sepultamentos
O comerciante Antônio Estrela de Oliveira, conhecido como Peito de Aço é o mais famoso orador de sepultamentos da Paraíba. Natural da cidade de Sousa, alto sertão, Antônio começou sua “carreira” em 1974 quando discursou no enterro de um amigo e tomou gosto pela coisa. Hoje conta com mais de duzentos discursos fúnebres em seu currículo.
Durante dois blocos de sua entrevista, Antônio Estrela contou histórias ocorridas nesses sepultamentos, falou do enorme pavor que sente dos sapos e do quanto eles são capazes de atrapalhar seus discursos, já que fica muito nervoso e não consegue terminá-los.
Antônio de Tobias, como ainda é conhecido, citou também que levava claque (platéia) nos primeiros enterros, como uma forma de incentivo. Peito de Aço, apelido que ganhou graças ao forte registro de sua voz, já foi barrado no enterro do ex-governador da Paraíba, Antônio Mariz e carrega esta mágoa até hoje e citou que esteve também na cidade de Exu, em Pernambuco presente nas homenagens fúnebres ao cantor Luiz Gonzaga, o rei do Baião.
No decorrer da entrevista, Antônio disse que o maior número de pessoas para qual discursou foi no sepultamento da ex primeira-dama da cidade de Sousa, Aline Gadelha, em dezembro do ano passado. Segundo Estrela, foram cerca de 10.000 pessoas.
O orador aproveitou para falar de suas técnicas para discursos (inspirações em oradores famosos, distância correta dos túmulos e gorjeta para os coveiros para que eles atrasem o sepultamento). Ele confidenciou que botou R$ 10,00 no bolso de um coveiro para discursar no sepultamento do ex-prefeito de Pombal, Jairo Feitosa, morto recentemente em um acidente de carro.
Antônio Estrela de Oliveira arrancou risos e mais risos dos expectadores e integrantes da banda do Jô e do próprio apresentador quando se referiu de forma hipotética como seria o discurso no enterro de Jô Soares. “as noites ficarão mais magras com a ausência de Jô Soares”, disse.
Fotos do orador fúnebre em ação foram exibidas no telão do programa. Uma filha e a esposa do comerciante o acompanharam na viagem para gravação do programa.
LEVI DANTAS – DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário