Aprenda com a "Cozinha Popular" como fazer uma pamonha com abacaxi
Em uma panela, Elizabete cozinha a casca do abacaxi com água até cobrir. De oito a dez minutos até você pegar o garfo, espetar e a casca ficar macia, explica Elizabete.
O quadro Cozinha Popular desta quinta-feira (3) ensina uma receita de pamonha feita a partir do abacaxi. A nutricionista Elizabete Salgado ensina como fazer o prato doce.
Em uma panela, Elizabete cozinha a casca do abacaxi com água até cobrir. “De oito a dez minutos até você pegar o garfo, espetar e a casca ficar macia”, explica Elizabete.
Depois de cozido, vai para o liquidificador com a água do cozimento. “Você tem que triturar bastante pra ficar bem fininho a fibra”, diz a nutricionista. O abacaxi é coado. Para a receita vai só o bagaço.
“O suco você pode aproveitar, adoçar, fazer suco, massa de bolo, fazer um manjar”. Elizabete reserva o bagaço e, em seguida, prepara o milho. Tem segredo para debulhar.
“Depois que você tirar essa parte mais grossa do milho, bem no centro, bem perto do sabugo, você vai tirar o olho do milho que é a parte que tem bastante leite que vai ter dar uma cremosidade melhor na pamonha”, explica.
Os grãos de milho vão para o liquidificador crus e com água suficiente só pra bater. Depois de batido, o creme é coado. Agora é o inverso – a receita fica com o leite e dispensa o bagaço para usar em outro prato.
“Você pode aproveitar pra fazer massa do bolo, panqueca, substitui parte da farinha pelo bagaço. Fonte de carboidrato e fibras”. No prato do leite do milho, Elizabete acrescenta o bagaço da casca de abacaxi, a polpa crua, o açúcar e o óleo.
Para embrulhar, a palha do milho. A pamonha vai pra água fervente por meia hora. Nesse caso, não pode usar a panela de pressão. Você pode servir a pamonha de abacaxi quente ou fria, no máximo até o dia seguinte. O custo é de R$ 1 por porção.
Ingredientes:
-5 espigas de milho debulhadas
-1 xícara de casca de abacaxi picada
-1 xícara de polpa de abacaxi
-5 colheres de sopa de açúcar
-2 colheres de óleo
G1
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário