header top bar

section content

Alunos do IFPB de Cajazeiras criam Startup para pedir comida em casa online

O “Cartápio” está em fase testes e é uma ferramenta que pode ser o diferencial para empresas sertanejas do ramo da alimentação

Por Jocivan Pinheiro

11/07/2016 às 20h30

Startup - IFPB

Alunos que estão desenvolvendo o ‘Cartápio’

Quatro jovens, colegas de turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Cajazeiras, estão concretizando um sonho idealizado na sala de aula e enraizado na vontade de usar o que aprenderam para empreender no Sertão e assim não precisar sair da região em que nasceram. Eles estão testando, desde janeiro, um sistema para fazer pedidos de comida delivery (entrega em domicílio) online. A solução inovadora pode ser o diferencial para empresas sertanejas do ramo da alimentação.

Douglas Gabriel, Emanuel Batista, João Marcos Ferreira e Rafael Tavares são da turma 2013.1 de ADS. Esses jovens, com idade entre 20 e 23 anos, a maioria recém-formados, e um deles concluinte, já sabem muito bem o caminho que querem seguir: o empreendedorismo tecnológico.

O fruto da vontade consciente de empreender desses jovens já está amadurecendo e tem nome: Cartápio. Uma Startup baseada em um site de delivery online onde as pessoas poderão acessar o cardápio completo de diversas empresas do ramo alimentício, como lanchonetes e restaurantes. Através do ambiente virtual é possível fazer o pedido e ainda acompanhar o processo até a entrega.

“O cliente vai poder acompanhar todas as fases do pedido, vai poder ver se foi aceito pelo restaurante e a partir daí vai vendo as demais etapas como preparação do prato e saída para entrega, por exemplo. A cada modificação no status, o cliente recebe uma notificação”, contou Rafael Tavares.

O Cartápio esta sendo testado por uma Lanchonete e Pizzaria na cidade de São João do Rio do Peixe. Nesta fase, os desenvolvedores estão observando a recepção do público (clientes e empresa) em relação à ferramenta, bem como prestando assistência no sentido de corrigir eventuais erros.

Douglas Gabriel foi o idealizador do projeto e convidou os colegas para participarem e se engajarem no seu propósito de empreender no sertão. “O sistema é construído de forma que qualquer empresa de qualquer lugar do Brasil possa participar, mas o nosso foco é o sertão. Estamos desenvolvendo um trabalho de marketing para mobilizar a comercialização e conscientizar os empresários locais de que pagando um pequeno valor a uma empresa da terra eles podem ter acesso a uma tecnologia que vai aumentar seus lucros e modernizar seu negócio”, afirmou Douglas.

A meta do grupo é conseguir passar da fase de testes para a oficialização da Startup ainda este ano. Eles afirmam que os conhecimentos adquiridos no curso, especialmente a colaboração dos professores Diogo Moreira e Eva Campos, tem sido fundamentais para a concretização do projeto.

Para mais informações a respeito do Cartápio, contacte a equipe:

Email: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/cartapio/

Twitter: https://twitter.com/cartapio

Instagram: https://www.instagram.com/cartapio/

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria IFPB/Campus Cajazeiras

Tags:
Recomendado pelo Google: