header top bar

section content

Eleitor não poderá ser preso a partir de terça (28); medida já vale para candidatos

A determinação foi criada para impedir que a força policial seja usada para tirar as pessoas do processo eleitoral.

Por

27/09/2010 às 17h11

Nenhum eleitor poderá ser preso, a partir de terça-feira (28), é o que assegura o artigo 236 do Código Eleitoral. Esta medida vale até 48 horas após o encerramento das eleições.

A determinação foi criada para impedir que a força policial seja usada para tirar as pessoas do processo eleitoral. Os candidatos já foram beneficiados pela lei desde o último dia 18 passado.

Flagrante delito ou crimes eleitorais
Segundo informação veiculada no Diário do Pará, as prisões só poderão acontecer em caso de flagrante delito e em situações de crimes eleitorais, detenção em virtude de sentença penal condenatória pela prática de crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto concedido a outro eleitor. “O salvo conduto é concedido ao eleitor que se sentir ameaçado, então o juiz garante que o eleitor vote”, explica Ingrid Agrassar, técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral.

Em todos os casos, fica proibida a prisão decorrente da decisão de pronúncia do juiz, por condenação a crime afiançável; por prisão preventiva ou provisória decretada. Caso alguma autoridade descumpra a lei, pode ser punida com reclusão de até dois anos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: