VÍDEO: Professor Ivo Lavor cita conexões entre neurociência e textos sagrados no desenvolvimento de crianças
O primeiro exemplo ele tirou do Livro de Provérbios, da Bíblia, na passagem que diz que "a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira"
Na coluna Diário Educação desta segunda-feira (15), no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o professor Ivo Lavor demonstrou que é possível fazer conexões importantes entre neurociência e textos sagrados para o desenvolvimento infantil.
O primeiro exemplo ele tirou do Livro de Provérbios, da Bíblia, na passagem que diz que “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Segundo Lavor, a neurociência descobriu que, diante de uma situação de furor no comportamento de uma criança, “se nós trouxermos uma resposta branda, nós ativamos o nervo vago [do cérebro]. Esse nervo é responsável para trazer paz e tranquilidade e restabelecimento da criança”.
Outra conexão está relacionada ao perdão. Ivo Lavor conta que a neurociência descobriu que quando restauramos o vínculo por meio do perdão após um conflito, o corpo libera o “hormônio da segurança” que “reorganiza o cérebro e é super importante para a aprendizagem”.
LEIA TAMBÉM:
A terceira relação tem como exemplo um ensinamento sagrado sobre “instruir as crianças no caminho em que elas devem andar”. Nesse sentido, Lavor faz uma conexão com as “janelas da aprendizagem” e cita a “janela de oportunidade” na primeira infância. “Aquela ocasião em que as estratégias que nós queremos desenvolver em nossas crianças devem ser na idade mais tenra”.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário