header top bar

section content

Regional de Saúde de Cajazeiras adverte: Cuidado com o beijo; ele causa várias doenças

Segundo informações da assessoria, é nesse clima de muita festa que causa baixa na imunidade e as pessoas contrair doenças através do beijo.

Por

17/02/2012 às 18h38

A Nona Regional de Saúde, com sede em Cajazeiras, fez algumas observações acerca dos cuidados que devem ser seguidos pelos foliões no carnaval da cidade e região.

Segundo informações da assessoria, é nesse clima de muita festa que causa baixa na imunidade, devido aos vários dias de pouco sono e intensa atividade, aumentando as chances de contrair doenças transmitidas pelo beijo.

O coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins, alertou que o contato boca a boca pode provocar várias doenças. “Existe a possibilidade de transmissão de hepatite B através de saliva em contato mais íntimo e não precisa ser tão íntimo quanto do HIV”

De acordo com o especialista, Hepatite B se transmite muito mais facilmente do que as outras infecções. “Se a pessoa estiver com uma lesão em atividade de herpes labial, o contato direto também vai facilitar a infecção”

Ele lembrou ainda, que a doença dita “doença do beijo”, que é a mononucleose e citomegalovirose, ocorre principalmente, na idade adulta especialmente no adolescente.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria
 

Tags:
Recomendado pelo Google: