header top bar

section content

Ministério da Saúde corrige nota do IDSUS e Sousa sobe mais de 40 posições

Agora a Cidade Sorriso aparece melhor que Cajazeiras, Patos e outras cidades do Sertão da Paraíba em saúde pública.

Por

15/03/2012 às 12h53

Na manhã desta quinta-feira (15) o Ministério da Saúde enviou oficio a Secretaria de Saúde do Município de Sousa, informando que houve alguns erros na avaliação do IDSUS da cidade. Sousa dos 3,61 pontos anteriormente apontados passou para 4,7. Na comunicação o Ministério da Saúde informa que: 1. Quanto ao indicador “ Cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde”, esclarecemos que foi identificado, em seu algoritmo de calculo, uma troca do código do IBGE do município de Sousa (PB).

Dessa forma, a média anual do número de equipes básicas de saúde foi devidamente alterada de 1,6 para 25,8 e sua respectiva nota, de 0,71 para 10. Conseqüentemente, o IDSUS de Sousa foi alterado de 3,61 para 4,7. A alteração já foi, inclusive, efetuada no site do IDSUS (www.saude.gov.br/idsus).

No grupo ao qual Sousa pertence o município ficou com nota acima de outras cidades com índice populacional maior, como já pode ser consultado na página do IDSUS. Sousa está a frente de cidades como Patos, Cabedelo, Cajazeiras dentre outras. A informação inicial inclusive foi utilizada por adversários do prefeito Fábio Tyrone de forma política através de sites e rádios que são ligados ao grupo de oposição em Sousa.

“Temos a consciência do trabalho que desenvolvemos em Sousa, sabíamos que algo estava errado com a nota que nos foi dado pelo IDSUS, o ministério apenas começou a reavaliar alguns pontos que questionamos e nossa nota já subiu para 4,7 e ainda estamos questionando alguns outros pontos deste relatório, esperamos aumentar ainda mais nossa nota. A saúde de Sousa ainda não é a ideal para as pessoas carentes mas de 2009 para cá utilizamos os recursos da saúde para a saúde, o que antes não acontecia. Nossos adversários utilizaram esta informação de forma politiqueira para tentar nos prejudicar, mas é como eu sempre digo estamos aqui com um propósito, vencer com trabalho”. Disse o gestor.

Segundo a coordenação de planejamento da Secretaria de Saúde, outros pontos ainda estão sendo reavaliados e a expectativa é de que esta nota ainda possa ser melhorada.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: