header top bar

section content

VÍDEO: Defesa das águas do Açude de Boqueirão une políticos adversários em audiência pública em Cajazeiras

A Câmara Municipal de Cajazeiras, em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizará nesta terça-feira (23) uma audiência pública para discutir a situação e capacidade hídrica do Açude Engenheiro Avidos

Por Luis Fernando Mifô

22/09/2025 às 16h25 • atualizado em 22/09/2025 às 16h27

A Câmara Municipal de Cajazeiras, em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizará nesta terça-feira (23) uma audiência pública para discutir a situação e capacidade hídrica do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas).

O encontro, proposto pelo vereador Alysson Voz & Violão (PSB), contará com deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais, representantes da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), entre outras autoridades.

No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o presidente da Câmara de Cajazeiras, Lindberg Lira (PP), destacou que a audiência é suprapartidária e reúne políticos adversários em um único propósito, que é a manutenção da segurança hídrica da região.

Recentemente, moradores de cidades paraibanas se queixaram da quantidade de água que estaria sendo liberada para municípios do Rio Grande do Norte. Porém, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) divulgou um vídeo classificando as postagens como fake news. De acordo com o órgão, a água que segue para o RN passa por Engenheiro Avidos, mas a quantidade liberada é a mesma que entra no reservatório. Atualmente, a vazão é de 8 m³/s, o que significa que a transposição não está retirando mais água do que coloca.

Açude Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras (Foto: Divulgação)

Na audiência para debater o tema, estarão presentes os deputados Chico Mendes (PSB), Júnior Araújo (PP) e Dra. Paula (PP); a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP); outros prefeitos da região; vereadores de várias Câmaras; representantes da ANA; o diretor presidente da AESA, Porfírio Catão; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó Piranhas Açu, Ricardo Ramalho; e gente do povo.

“Pela situação que nós vimos lá, o Açude de Boqueirão não terá condições de alimentar o abastecimento de água para nossa população no ano que vem se o inverno não for favorável. Então, a classe política dá um gesto enorme de desprendimento, e a gente só tem que parabenizar”, ressaltou Lindberg Lira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: