VÍDEO: Diretora da UFCG Cajazeiras diz que perspectiva a partir de 2023 é ampliar cursos de graduação e pós
Kennya Abrantes assumiu a direção do campus em junho de 2022. A unidade conta com mais de 3 mil estudantes universitários e oferece 15 cursos de graduação
Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, a diretora do Campus Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Kennya Abrantes, falou sobre projetos e novidades para o ano letivo 2023, destacando a possibilidade de novo concurso público, contrato com empresas terceirizadas e novos cursos de graduação no Centro de Formação de Professores (CFP).
Kennya assumiu a direção do campus em junho de 2022. A unidade conta com mais de 3 mil estudantes universitários e oferece 15 cursos de graduação, entre eles estão: Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, além dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Medicina.
Sobre a abertura de um novo concurso público, a gestora fala que estão em processo de planejamento e que novas vagas para docentes e servidores técnico-administrativos estão por vir. “Está nos planos, estamos em fase de planejamento; inclusive esses esforços vêm sendo realizados no sentido de repor e ampliar o quadro de servidores efetivos para potencializar o trabalho do CFP. Então, nós temos previsão de ter, tanto concurso para docentes, em que várias unidades serão agraciadas com professores, como também nós teremos concurso para servidores técnico-administrativos”, declarou.
LEIA TAMBÉM:
Terceirização de serviços
A diretora falou também sobre as empresas terceirizadas que prestam serviços para a UFCG e explicou como funciona o processo e algumas das obrigações nessa parceria. “Esses contratos acontecem em virtude da deficiência na quantidade de servidores efetivos. Existem algumas atividades que, muitas vezes, não são possíveis através de concurso. Então, nós temos atualmente contratos de motoristas, de vigilante, pessoal de limpeza e de apoio administrativo, que são grandes contratos realizados por meio de processos de licitação, como recomenda toda legislação vigente”, disse Kennya.
Ela ressaltou, ainda, que os contratos maiores de serviços terceirizados são feitos pela sede da UFCG em Campina Grande através de processos de licitação. Kennya esclarece que “o servidor terceirizado que atua na UFCG, independente de qual seja o campus, ele é servidor da empresa” e que para o pagamento dos trabalhadores é feito o repasse à empresa.
Kennya fala que apesar do servidor terceirizado ser funcionário da empresa e não da UFCG, a direção da universidade acompanha a execução do contrato com equipes de fiscalização formadas por servidores efetivos, a fim de certificar se todas as regras previdenciárias estão sendo cumpridas, se o pagamento está sendo feito e se o serviço está sendo executado.
Novos cursos
A diretora conta que é um esforço que está sendo feito, não apenas para cursos de graduação, mas também para a pós-graduação. Ela alerta a população para que fique atenta para os cursos de especialização que estão sendo ofertados, de forma gratuita, por unidades de cursos como Pedagogia e História.
“Nossa perspectiva para o ano de 2023, levando em consideração que acreditamos que haverá a ampliação do ensino, a regionalização como aconteceu em outrora, é trazer novos cursos, não só no campus de Cajazeiras, mas também em outros campus”, afirmou.
Kennya diz ainda que em breve poderá anunciar quais serão esses novos cursos que irão integrar o quadro de graduação da UFCG. Ela aponta que com o novo governo há esperança que existam investimentos para poder realizar esses projetos.
A gestora ainda anuncia um grande evento para o ano de 2023 em Cajazeiras que irá reunir estudantes e professores de todos os campus da UFCG (mais detalhes na entrevista completa).
ENTREVISTA COMPLETA
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário