header top bar

section content

VÍDEO: Às vésperas da Sexta-Feira da Paixão, procura por peixes aumenta em Sousa, apesar da inflação

Seu Gilberto, que vende pescados há 30 anos no Mercado do Peixe de Sousa, admitiu que os preços subiram, mas mesmo assim está havendo procura

Por Jocivan Pinheiro

13/04/2022 às 17h02 • atualizado em 13/04/2022 às 17h36

Às vésperas da Sexta-Feira da Paixão, a procura por pescados dobrou nas cidades do sertão paraibano. No tradicional Mercado do Peixe da cidade de Sousa, localizado no Bairro da Estação, os mais procurados são a Tilápia, a Traíra, o Tucunaré e a Cumatã.

Seu Gilberto, que vende pescados há 30 anos no Mercado do Peixe de Sousa, admitiu que os preços subiram, mas mesmo assim está havendo procura.

A Tilápia é o peixe mais procurado na região, e geralmente ela vem de Paulo Afonso, na Bahia, ou do açude Castanhão, no Ceará.

Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, outros itens tradicionais da Semana Santa também sofreram aumento nos preços por causa da alta procura, como a sardinha, o ovo, o azeite e a batata inglesa, além de chocolate e massas em geral.

Tradição cristã

Para os católicos, a Sexta-Feira da Paixão é um dia reservado para a abstinência, sendo uma tradição milenar evitar o consumo de carne vermelha e de frango. O sacrifício dos fiéis relembra o sofrimento e o derramamento do sangue de Jesus Cristo, que passou pela Via Sacra nesse dia, sendo crucificado e morto.

Recomendado pelo Google: