header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro da UFCG diz que o Brasil não tem como criar novas hidroelétricas

Edmar Gurjão aponta que a solução para a crise hídrica no Brasil é investir nas fontes de energia renováveis

Por Caliel Conradho

26/01/2022 às 14h21 • atualizado em 26/01/2022 às 14h28

O Professor e Engenheiro da UFCG, Edmar Gurjão, na sua participação no Programa Diário News da TV Diário do Sertão, abordou o tema das Energias Renováveis como uma urgência para delinear um futuro mais sustentável.

O professor afirma que o futuro das energias renováveis já está acontecendo no momento presente, ele cita a Paraíba como um estado promissor na área de energias sustentáveis, principalmente com a instalação de parques eólicos na região do litoral, serra de Santa Luzia e Coremas.

As fontes renováveis de energia são provenientes dos recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. As fontes energéticas renováveis agridem minimamente ao meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais de energia.

São consideraras fontes de energia renováveis a luz do sol (energia solar), os ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz), o calor da terra (energia geotérmica) e a biomassa como combustível.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Especialista alerta sobre vazamento de dados na internet e orienta como evitar invasões

Edmar Gurjão lamenta que aderir ao sistema de energia renováveis atualmente ainda é muito caro. Ele orienta que as pessoas que querem aderir a este sistema em suas casas devem fazer uma análise econômica minuciosa, pois, de certa forma, algum tipo de taxa de energia elétrica terá que pagar mensalmente. Aderir ao sistema fotovoltaico requer um investimento financeiro alto e um bom planejamento.

“Um exemplo, se sua conta de energia elétrica está em torno de R$ 500 reais é melhor buscar instalar o sistema fotovoltaico”, destacou Edmar.

Segundo o engenheiro da UFCG, o Brasil não tem como criar novas hidroelétricas e nem tem tradição no uso de energia nuclear, portanto, a única alternativa são as energias renováveis.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: