VÍDEO: Pediatra diz que Estado tem interesse em instalar UTI Neonatal em Cajazeiras para desafogar Patos
UTI Neonatal na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo desafogaria a Maternidade Dr. Peregrino Filho, já que Cajazeiras passaria a atender demandas do Alto Sertão e de parte do Vale do Piancó
Os profissionais de saúde do campo da pediatria seguem sonhando com a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras.
Atualmente, a maternidade conta com uma UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários). Porém, a médica pediatra Emmanuelle Cariry explica que para atendimentos de alta complexidade, sobretudo em bebês prematuros, a maternidade continua dependendo de transferências para a cidade de Patos.
Emmanuelle enfatiza que uma UTI Neonatal na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo ajudaria não só a região de Cajazeiras, mas também a região de Patos porque ‘desafogaria’ a Maternidade Dr. Peregrino Filho, já que Cajazeiras passaria a atender demandas do Alto Sertão e de parte do Vale do Piancó.
“Eu, como funcionária dos dois, posso dizer que é um sonho dos dois lados, que Cajazeiras comece a dar conta dessa outra metade do Alto Sertão para que Patos não tenha tanta sobrecarga”, disse Emmanuelle.
VEJA TAMBÉM
Na Paraíba, mulher dá a luz a uma criança na calçada por não dar tempo de chegar ao hospital
A médica lembrou que recentemente o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, disse que o Estado tem interesse em instalar a UTI Neonatal em Cajazeiras.
“A gente está nessa fé. Meu sonho é que a gente consiga abrir nem que seja uma UTI pequena, de dois, três leitos, para juntar com a nossa UCIN e fazer um trabalho bem maior”, acrescentou Emmanuelle.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário